Foto do(a) blog

Curiosidades, entrevistas e lugares paradisíacos

Meteora -- A beleza que quase toca o céu

Não perca neste domingo 25/12, uma matéria especial de Natal para o Aventuras Urbanas no Esporte Espetacular da Rede Globo!

PUBLICIDADE

Por Karina Oliani
Atualização:

Meteora significa em grego "suspenso no ar", e hoje é considerado Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco. Está situado no norte da Grécia, na planície da Tessália, nas proximidades da cidade de Kalabaka, no vale do Rio Pinios.

 Foto: Estadão

Podemos definir essas autênticas obras de arte da natureza em poucas palavras como: Grandiosas, resistentes a água e vento ao longo de milhares de anos e de forma completamente singular. Acredita-se que as formações rochosas onde os mosteiros foram construídos, de acordo com os antigos escritos cristãos: foram "enviados pelo céu para a terra de pedras" para permitir que monges pudessem encontrar um lugar tranquilo e mais próximo aos céus e rezar. Não há nada que se assemelhe a Meteora. Os primeiros monges que habitaram aqui no século XI eram eremitas que viviam em cavernas e queriam estar mais perto do criador... Nós acreditamos que eles conseguiram!

 Foto: Estadão

Os monastérios ficam localizados no alto das rochas de cor cinzas, que são esculpidas pela erosão há milhares de anos numa altura que chega a 600 metros. Atualmente, 4 deles ainda são habitados desde o século XIV. De acordo com o site da Unesco, análises químicas sugerem que as formações rochosas onde Meteora foi construída apareceram 60 milhões de anos atrás por meio de erosão fluvial.

 Foto: Estadão

Os Mosteiros Aghios Stephanos, Agia Triadas, Varlaam e o Grande Meteoro ainda abrigam comunidades religiosas. Ao todo, 24 mosteiros surgiram sobre as rochas até o século XVI e hoje, 6 deles podem ser explorados e admirados pelo mundo todo. Os mosteiros tornaram-se centros do Credo Ortodoxo na época bizantina, que nos deixaram hoje, peças de arte religiosa raríssimas e coleções de manuscritos preciosos, que ficam em exposição em museus.

 Foto: Estadão

Ainda resistem 6 Monastérios que são: São Nicolau Anapausas, Santíssima Trindade, Megalou Meteorou (Grande Meteoro), Santo Estevão, Varlaam e Rousanou. Agora imagine qual a sensação de poder escalar um destes Monastérios quase que sagrados... Eu diria que é inexplicável!

Publicidade

 Foto: Estadão

A subida não é fácil, pois as rochas são muito altas e muito íngremes, o que me faz pensar como eram guerreiros os monges que faziam o mesmo caminho para ficar mais próximos à sua crença, sem os equipamentos que temos hoje para nossa segurança.

 Foto: Estadão

Percorrer uma altura gigantesca até o topo foi uma tarefa árdua. Mas a recompensa vem quando chegamos ao topo. A sensação de superar mais um desafio é indescritível e ainda mais em um lugar tão sagrado como esse com uma visão do lugar que faz todo o esforço valer a pena.

 Foto: Estadão

Meteora é um destino recheado de história e aventura que te surpreende desde o momento em que você chega, com uma beleza que impressiona os olhos de qualquer um. Essa cidade turística traz tanta paz que faz com que você se sinta renovado e queria voltar sempre que possível.

 Foto: Estadão

 

Agradecimentos:

Pitaya Filmes (www.pitayafilmes.com.br)

Publicidade

Visit Meteora (https://www.visitmeteora.travel/)

Swiss Air(http://www.swissair.com/index_en.html)

Mitsubishi (www.mitsubishimotors.com.br/)

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.