PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Curiosidades, entrevistas e lugares paradisíacos

Uma aventura no Egito

O Egito é o segundo país mais populoso da África, tem o árabe como sua língua oficial e a área total do país tem quase o mesmo tamanho do estado de Mato Grosso!

Por Karina Oliani
Atualização:

O Egito é o segundo país mais populoso da África, tem o árabe como sua língua oficial e a área total do país tem quase o mesmo tamanho do estado de Mato Grosso.

 Foto: Estadão

Ninguém sabe ao certo a origem do nome "Mar Vermelho" mas alguns historiadores acreditam que foi uma homenagem ao rei persa Éritras. O prefixo "eritro" significa vermelho em grego e como a faixa também era chamada de Mar Eritreu, pode ter sido interpretada como uma associação ao nome. Uma outra possível resposta está nas montanhas ricas em ferro na região desértica ao redor. A ação do vento desgasta o minério, levantando a poeira que deixa uma coloração levemente avermelhada em alguns pontos da superfície.

 Foto: Estadão

Porém em Dahab é diferente: um buraco azul escuro, profundo, chamado de Blue Hole bem no meio do deserto, em uma região de grandes conflitos e sem praia. Uma costa inóspita e de pedras, com trechos estreitos e um calçadão com algumas espreguiçadeiras espremidas, pois não tem onde se esticar na areia. Mas a magia de Dahab não está na superfície e sim, embaixo d`água.

 Foto: Estadão

 

Com uma visibilidade invejável, o Mar Vermelho, um dos melhores lugares do mundo para mergulhar!

O ponto de mergulho mais famoso é o Blue Hole. Ele é frequentado por mergulhadores há menos de 25 anos e fica situado na zona costeira da península do Sinai e possui 130 metros de profundidade.

Publicidade

 Foto: Estadão

Já em Sharm-el-Sheik o turista também encontra praias e conforto. E Sharm também conta com a fama de ótimos pontos de mergulho. Para quem aprecia a natureza como eu, há grande incidência de tubarões e você pode ter a sorte de se deparar com um por la! Olho aberto e câmera na mão!

 Foto: Estadão

O mergulho nessa região é um espetáculo à parte, embaixo da água nós vemos incríveis peixes palhaços e corais coloridos. Se tiver que dar uma dica para quem visita Sharm é mergulhar no Jackson Reef, que está localizado no Estreito de Tiran e é conhecido por causa do navio mercante Lara, que naufragou ali em 1981 e que foi parcialmente demolido em 1996. E além do navio, na área podem ser encontrados vários tipos de tubarões e tartarugas marinhas.

 Foto: Estadão

Se você se encanta com a vida marinha, não pode deixar de visitar Ras Mohamed National Park, um parque marinho onde você consegue ver mais de 220 espécies de corais, mais de 1000 espécies de peixes, vários tipos de tartarugas e naufrágios, entre ele: Al Kahfain, O SS Thistlegorm e O Jackson Reef:

O SS Thistlegorm foi afundado por aviões alemães durante a Segunda Guerra Mundial, em 1941, com 126m de comprimento e pesando 4.900 toneladas e está no fundo do mar há mais de sessenta anos. Ele se localiza no Mar Vermelho e vem sendo muito procurado por fãs de mergulho e história. Para mergulhar com o navio é necessário ser um mergulhador profissional. Mesmo após tanto tempo de descoberta deste naufrágio, Thistlegorm sempre tem algo surpreendente a ser descoberto.

 Foto: Estadão

E para quem pensa que no Egito não faz frio, escolha escalar o Monte Sinai de noite pra você pegar temperaturas negativas no cume e quase congelar na madrugada com os ventos durante a subida.

Publicidade

 Foto: Estadão

Ao chegar no topo, a cadeia de montanhas mostra um visual indescritível e assistir nascer do sol de cima é uma experiência sem igual. A energia desse lugar é mesmo muito diferente, há algo magico lá. Vale a pena o esforço!

Sempre grata a todo apoio e ajuda pra realizar meus sonhos que tenho da minha familia e do meu marido Foto: Estadão

Agradecimentos:

Hotel Sultan Garden Resort - Sharm El Sheik (http://www.sultangardens.com/en)

GoPro (https://pt.gopro.com/)

Mitsubishi (http://www.mitsubishimotors.com.br/wps/portal/mit)

Publicidade

Seu Melhor Click (http://www.seumelhorclick.com.br/)

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.