Foto do(a) blog

Duas jornalistas caem no mundo unindo duas paixões: viajar e ajudar o próximo. Aqui, elas relatam as alegrias, os perrengues e os aprendizados dessa experiência.

Energia em pílulas

PUBLICIDADE

Por Bruna Tiussu
Atualização:
O painel solar instalado na casa principal do Amasiko. Foto: Bruna Tiussu

Em Gana senti na pele o desafio diário de racionar o uso da água (leia mais aqui). Aqui em Uganda a água é abundante -- no Amasiko pelo menos, já que estamos na beira de um lago e as chuvas têm sido constantes --, mas a eletricidade não é.

PUBLICIDADE

Este canto rural do Sudoeste do país não é todo servido por energia elétrica, apenas em vilarejos maiores vejo postes e fios pelas ruas. Então muitas famílias simplesmente vivem sem eletricidade, enquanto outras se viram com fontes alternativas.

É o caso do Amasiko, que tem um painel solar instalado na casa principal. Esse painel está ligado a uma bateria de 12 volts que é só um pouco maior do que a de um carro.

Isso significa que a energia gerada ali é limitada. Geladeira? Nem pensar. Chuveiro elétrico? De jeito nenhum. TV? Seria complicado.

Em dias de bastante sol todos sorriem, pois podem carregar computadores (o projeto tem dois laptops), tablets (são dois também) e celulares (uns dez, porque todos os funcionários carregam os seus aqui). Também abastecem as luminárias, mas estas requerem pouquíssima energia. Já quando não há muito sol o limite de carga é reduzido, e é preciso escolher quais desses aparelhos carregar.

Publicidade

Daí que cheguei adicionando na rotina do lugar mais um laptop, baterias de uma câmera, um powerbank e um celular. Tive de me adaptar.

Aprendendo a economizar o uso do laptop. Foto: Bruna Tiussu

O celular, por exemplo, fica sempre no modo avião e a bateria no modo de pouca energia. O laptop eu ligo para resolver tudo o que for possível de uma vez, e nada de enrolar muito. Até ler à noite com a ajuda da luminária às vezes dá um pesinho de consciência.

O processo de adaptação também incluiu o exercício de me acostumar com a escuridão. Nunca tive problemas com ela, mas também não tinha de fazer tanta coisa sem ou com pouca luz.

Andar e subir e descer escadas já está fácil. Ir para o quarto, ao banheiro, escovar os dentes e tomar banho também.

A ausência de eletricidade, por incrível que pareça, ainda proporciona uma alegria extra aqui: numa noite limpa, naquele breu absoluto, olho pra cima e vejo um céu extremamente estrelado, super brilhante. Parece até um desenho. Um desenho que vou sentir falta quando eu voltar para São Paulo.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.