PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Duas jornalistas caem no mundo unindo duas paixões: viajar e ajudar o próximo. Aqui, elas relatam as alegrias, os perrengues e os aprendizados dessa experiência.

Multitarefas

Por Bruna Tiussu
Atualização:
Passageiras mais que especiais. Foto: Bruna Tiussu

Acontece no trabalho formal e também no voluntário: quando você percebe, já abraçou funções além das que se propôs a fazer no início. Mas no caso do voluntariado, ao invés de ter ares de exploração, o acúmulo de tarefas acaba sendo uma nova chance de ajudar o projeto escolhido.

Pelo menos me senti assim na semana em que me tornei motorista do veículo provisório da Bright School. Quando o diretor viajou com o ônibus escolar para consertá-lo, assumi a direção do seu carro para transportar as kids da casa-pensionato, da vila de Loliondo e de Wasso para a escola. E vice-versa para tudo isso.

Trabalhando no esquema lotação africana. Foto: Eduardo Asta

PUBLICIDADE

Foi uma loucura! Enquanto o ônibus dá conta de todos os alunos em três viagens por dia, no pequeno carro foram necessárias pelo menos oito. Isso porque adotamos o esquema lotação africana -- uma criança no colo da outra, duas sentadinhas entre o banco do motorista e do acompanhante e quatro "acomodadas" no porta-malas. E tiramos da conta as kids maiores do internato, que foram e voltaram da escola a pé.

Além de madrugar -- a primeira saída era às 6h --, comer poeira, ensinar as kids a fazer fila e a não destruir o carro, ainda me desdobrei para dar algumas aulas. Elas já estavam previstas, e eu, confesso, não queria passar toda uma semana (uma das últimas na Bright) longe das salas de aulas.

Publicidade

Kids organizadas em fila antes de entrar no carro. Foto: Bruna Tiussu

Apesar de todo o corre-corre e de muito cansaço, senti-me completamente útil. Além do diretor, não há mais ninguém que sabe dirigir. Se não estivesse ali, eles teriam de pagar transporte particular para as kids durante toda a semana, e pagar, aproximadamente, US$ 60/dia -- ou US$ 300/semana. Para um projeto como a Bright, que tem de guardar cada centavo possível, foi uma baita economia. Já para mim, foi mais uma oportunidade de sentir aquela plenitude que todo voluntário busca em sua jornada.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.