Foto do(a) blog

Viagens, cultura e histórias pela América do Sul

Era feita com pororó, era a casa de Vilaró

Museo Taller Casapueblo, a obra-prima inacabada do discípulo de Picasso, Carlos Paéz Vilaró.

PUBLICIDADE

Por Paulina Chamorro
Atualização:

Não é só do Conrad (famoso Cassino divulgado pelo apresentador Amaury Jr.) que vive Punta del Este, no Uruguai. Além da clara receptividade para com brasileiros, os uruguaios guardam na sua costa um paraíso cultural que vale a pena a esticada dos brazucas.

PUBLICIDADE

O Uruguai foi o primeiro e talvez ainda seja o único membro do Mercosul que incluiu na grade curricular das escolas a Língua Portuguesa. Mais que isso, basta saber que um brasileiro está chegando que o pessoal já programa a música do celular pra uma bossa nova ou qualquer som brasileiro. "É um jeito da gente puxar conversa. E o brasileiro adora ouvir no toque do meu celular um som do seu país. Fazemos amizade na hora", entrega o motorista da van de turismo. E é assim em todos os lugares. Nos restaurantes, é só engatar um portunhol que o garçom já emenda: "pode falar português que yo compreendo todo".

No Museo Taller Casapueblo, no entanto, o atendimento é mais, digamos, globalizado. Todas as informações dentro desse impressionante conjunto de casas no estilo mediterrâneo (todas brancas e de formas geométricas distintas) incrustadas na encosta de Punta Ballena, ao norte de Punta, estão em espanhol e inglês, pois a freqüência de outras nacionalidades fora do eixo sudamerica-reunida é grande.

Culpa do seu criador, o artista Carlos Paéz Vilaró, último aluno vivo do gênio Pablo Picasso, pintor, escultor, arquiteto, cineasta, escritor e ceramista. Ou seja, um ícone das artes em seu tempo. Vilaró,com mais de 80 anos, vive ali ao lado de Casapuelbo, numa das mansões que emprestam o exuberante visual que Punta Ballena oferece, principalmente o pôr-do-sol, o predileto do artista.

Apesar da diversidade de opções (o mar,a vida no campo, a belíssima arquitetura das casas e edifícios, a presença freqüente de celebridades como Shakira e David Beckham - que tem imóveis na cidade) Casapueblo é, sem dúvidas, o principal ponto turístico de Punta Del Este. Mesmo na baixa temporada, com frio, chuva e o céu cinzento, está repleta de visitantes de todos os lugares do mundo em busca de inspiração e contemplação, magia que Vilaró faz questão de manter viva nesse local. Claro, ali você também pode comprar uma de suas últimas obras - a preços, em dólar, fora do alcance da classe média brasileira - e apreciar em muitas varandas construídas pelo artista que homenageiam seus amigos (veja foto) os diversos ângulos do pôr-do-sol uruguaio. E quem sabe, com a presença do próprio Vilaró, que vez ou outra dá as caras em seu ateliê, que fica ali mesmo, entre um barzinho e uma das galerias que exibe boa parte de sua história.

Publicidade

"Era uma casa muito engraçada, não tinha teto, não tinha nada...". Todo mundo conhece esses versos infantis do Vinícius de Morais. O que quase ninguém conhece é a seqüência original: "Era uma casa muito engraçada, não tinha teto, não tinha nada. Ninguém podia entrar nela não, porque na casa não tinha chão. Ninguém podia dormir na rede, porque na casa não tinha parede. Ninguém podia fazer pipi, porque penico não tinha ali, mas era feita com pororó, era a casa de Vilaró".

Amigo pessoal de Vinícius, foi na casa do artista em Punta Ballena, que o poetinha compôs "A casa" para seus netos.

Confira abaixo uma serie de ambientes do Museo Taller Casapueblo. (crédito fotos:Andina Comunicação)

 Foto: Estadão
 Foto: Estadão
 Foto: Estadão
 Foto: Estadão
 Foto: Estadão
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.