Foto do(a) blog

Viagens, cultura e histórias pela América do Sul

#testemunhas do clima:os agricultores peruanos das alturas

Comunidades do entorno do Parque Nacional de Huascarán

PUBLICIDADE

Por Paulina Chamorro
Atualização:

Um roteiro triste e espetacular é fazer a rota do Parque Nacional Huascarán, ao norte de Lima, no Peru. A área protegida tem mais de 350 mil hectares e é emblemática pela beleza das montanhas nevadas e vales impressionantes. O Parque Nacional está na área do Departamento de Ancash, que abriga 11 cidades, algumas pequenas e outras bem grandes, como Huaraz com 120 mil habitantes.

Toda esta área tem passado pré-incaico, da civilização wari.E todas estão a mais de 2 mil metros de altitude. Passear por esta região, pelos pequenos povoados, é uma viagem no tempo. Os agricultores ainda se vestem de forma tradicional, as cholas com várias saias e chapéu e os homens de calças enroladas na canela, blusa de lã e sandálias. Plantam milho, batatas e favas. Metade para uso próprio e metade é vendido duas vezes por semana na cidade mais próxima, numa grande festa de cores e cheiros, no chão do mercado de rua.

 Foto: Estadão

PUBLICIDADE

O Parque Nacional de Huascarán possui dois grandes maciços de Montanhas: a Cordilheira Branca e a Cordilheira Negra. Aos pés de ambas, inúmeros pequenos agricultores das alturas ainda preservam suas tradições na terra de acordo com as características do solo e o que as cordilheiras oferecem. No caso do lado da Cordilheira Negra, os agricultores colhem apenas uma vez por ano já que a disponibilidade de água é mais rara, pois não há neve por aqui. Logo atravessando o vale que divide as duas montanhas, do lado da Cordilheira Blanca, os agricultores colhem três vezes ao ano, e a água desce farta da montanha.

 

 

Publicidade

 Foto: Estadão

E é muito irônico terem que vender rosas, para ter dinheiro para comprar... alimento! O agricultor Simón Bolivar Flores olhava triste para o milharal queimado, segurando seus dois burros.

 Foto: Estadão

O professor Ilário Reyes também estava desolado. Mas com a clareza de o que aconteceu neste pequeno lugar da montanha é o resumo do mundo frente às mudanças climáticas: não fomos só nós que perdemos nossa colheita. Perde o mercado de rua que compra da gente. Perde o supermercado que compra do mercado. E perde quem compra nos supermercados. Como este problema pode ser só nosso?'.

 Foto: Estadão

Mais imagens da Cordilheira Blanca no Parque Nacional de Huascaran

 Foto: Estadão
 Foto: Estadão
 Foto: Estadão

 

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.