EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Turista profissional

10 noites na Grécia, sem ilhas

PUBLICIDADE

Por Ricardo Freire
Atualização:
Sítio arqueológico da Acrópole é visita imperdível na capital grega. Veja também o Museu Arqueológico. Foto: Marko Djurica/Reuters

Meu marido e eu iremos à Grécia em abril. Teremos 10 noites e pretendemos fazer somente a parte continental, deixando as ilhas para outra ocasião. Além de Atenas, nosso interesse mais especial é por Meteora. Vamos alugar carro, mas não somos muito de pular de hotel em hotel. Pode montar um itinerário? (Verônica, São Paulo)

PUBLICIDADE

Quando o roteiro envolve ilhas gregas, eu recomendo ir entre a segunda quinzena de maio e a primeira semana de outubro, evitando agosto (auge das férias europeias). Para uma viagem à Grécia sem praia, porém, basta ir fora do inverno. Em abril já choverá pouco, e as temperaturas máximas começam a se aproximar dos 20 graus. 

O roteiro mais conveniente para complementar a viagem a Meteora é uma volta pela península do Peloponeso. Como as bases são distantes umas das outras, serão necessárias mais trocas de hotel do que vocês gostariam.Fiquem as duas primeiras noites em Atenas; no segundo dia, visitem o Museu Arqueológico. 

Aluguem o carro só ao sair de Atenas. O primeiro percurso permite parar nas ruínas da Antiga Corinto (Archea Korintos, 90 km) e Micenas (Mikines, mais 35 km), a caminho do adorável vilarejo de Náuplia (Napflion, mais 25 km). 

Programem três noites em Náuplia. Dediquem uma manhã a Epidauro (Epidavros, 30 km), com seu magnífico teatro; na volta, visitem os castelos da própria Náuplia. Usem o último dia para visitar Mystras (125 km), a vizinha bem preservada da insossa Esparta.

Publicidade

De Náuplia sigam para Olímpia (200 km, com um trecho pela costa), onde devem passar uma noite. A visita à Antiga Olímpia (Anchea Olympia) é melhor aproveitada na companhia de um guia que ajude a imaginar os Jogos Olímpicos ali.

De Olímpia são 240 km até Delfos (Delphi), cruzando o Golfo de Corinto pela moderníssima Ponte Rio-Antirrio. Visitem as ruínas (estejam no templo de Athena Pronaia ao pôr do sol) e durmam uma noite na cidade. Um dia a mais permitiria passear pelos vilarejos do Monte Parnasso – mas é melhor guardar este dia extra para usar em Meteora.

A melhor base para visitar os mosteiros de Meteora é Kalambaka, a 6 km (e 230 km de Delfos). Em duas noites, vocês vão ter tempo de visitar os cinco mosteiros abertos fora de temporada. De Kalambaka a Atenas o percurso é longo (350 km). Durmam a última noite em Atenas para evitar a tensão de viajar de carro no dia do voo de volta.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.