7. Microcervejarias

Curitiba tem se destacado como destino de amantes das cervejas

PUBLICIDADE

Por Bruna Toni
Atualização:
A Cervejaria Badebrown é recanto curitibano para quem gosta de uma boa cerveja Foto: Dennis Ferreira Netto/Estadão

A dica do amigo Rodrigo Casarin, sommelier de cervejas e um dos apresentadores do canal do Youtube Tribunal da Cerveja, foi: “vá a uma microcervejaria curitibana”.

O motivo para a recomendação eu sabia. Desde o início dos anos 2000, Curitiba tem se destacado como destino cervejeiro. Além de bares e pubs com versões artesanais premiadas internacionalmente, em agosto a cidade recebe o Festival da Cultura Cervejeira Artesanal, no Museu Oscar Niemeyer.

Entre as opções, a cervejaria-escola Bodebrown (bodebrown.com.br) é uma das mais famosas e tem acumulado prêmios desde sua fundação, em 2009 – inclusive no Mondial de La Bière de Montreal, no Canadá.

PUBLICIDADE

Rodrigo Casarin também indicou outros três rótulos da cidade: Way Beer, com opções maturadas no barril e sazonais (waybeer.com.br); a Morada – Cia. Etílica, com a curiosa Hop Arabica, o “café mais lupuladamente refrescante”, segundo a própria marca (moradaciaetilica.com.br); e a Swamp Brewing, com quatro tipos de cerveja que incluem uma IPA e uma pilsen “checa” (cervejariaswamp.com).

Se você é um bom apreciador de cervejas, portanto, reserve umas horinhas para esse tour cervejeiro curitibano. No Largo da Ordem há boas opções de bares, por exemplo. E se quiser trazer alguma na mala, siga outra dica de Casarin: “Quando as cervejas são tomadas lá (em Curitiba), sempre são melhores, principalmente as da Way Beer, porque elas perdem muito frescor quando viajam”. 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.