Bruna Tiussu/AE
Bruna Tiussu/AE

À mesa com Machado de Assis e outros figurões do século 19

Separe um traje especial, esteja bem aprumado, pois serão convidados à mesa escritores e abolicionistas tão célebres quanto Machado de Assis, Ruy Barbosa, Joaquim Nabuco, Castro Alves e José do Patrocínio. Tal encontro memorável, marcado para às 14 horas do dia 29 na Fazenda Florença, pertinho da cidade de Conservatória, é idealizado e organizado por Paulo Roberto Santos, proprietário do local e, mais que isso, entusiasta da história e cultura do século 19.

Bruna Tiussu, O Estado de S.Paulo

10 Julho 2012 | 03h07

O À Mesa com os Escritores foi pensado para ser mais uma atração cultural da 10.ª edição do Festival Vale do Café, onde todo e qualquer detalhe recebeu o devido cuidado. A começar pelos ilustres convidados, obras do artista plástico Henrique Resende que esculpiu em tamanho real cada um dos escritores (que você vê na foto abaixo), usando jornal e papel.

Completando a mesa, músicos, professores e comerciantes da região, além do próprio Paulo Roberto, assumem papel de membros da nobreza, recriando ali um encontro cultural aos modos da época, recitando poesias, canções e pensamentos dos figurões do passado. Cada um com o mais belo traje que remete ao século 19 - confeccionados depois de muita pesquisa e com direito a assessórios originais.

"Mostramos um pouco do pensamento brasileiro daquele tempo. É incrível ver que, mesmo com suas divergências, alguns sendo monarquistas e outros republicanos, estas figuras se respeitavam", diz Paulo.

Quanto ao menu, espere uma mistura de pratos que também tem sua razão de ser. Com a ajuda da pesquisadora em gastronomia Ana Roldão, o cardápio conta com delícias antes apreciadas pelos escritores: arroz de hauçá, prato da culinária africana, que leva camarão e carne seca - um dos favoritos de Ruy Barbosa; arroz de leite e rabanada, como preferia Machado de Assis, entre outras surpresas.

"A ideia é apresentar o Brasil mestiço, misturado. Com elementos de artes plásticas, música, gastronomia, além do cenário natural", explica. O evento está incluído no ingresso para a apresentação do Trio de Câmara, às 16 horas, também na fazenda. / B.T.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.