Ache seu lugar no reino de Momo

Sim, faltam apenas 23 dias. Não, não é tarde demais. Seja qual for o motivo pelo qual sua viagem de carnaval ainda não está devidamente acertada, dá tempo de se juntar aos foliões nos endereços festivos do País. Seja nos megaeventos ou em charmosas cidadezinhas históricas.

O Estado de S.Paulo

31 Janeiro 2012 | 03h09

Rio

www.rioguiaoficial.com.br

Criativos desde o nome - pérolas como Suvaco do Cristo e Simpatia é Quase Amor -, os blocos já estão na rua com ensaios e concursos de música oficial. Os desfiles ocorrem em todas as regiões da cidade. Ingressos para a Marquês de Sapucaí estarão à venda no começo de fevereiro. Informações: (21) 2233-8151.

Salvador

www.carnaval.salvador.

ba.gov.br

Com início oficial em 16 de fevereiro e atrações até o dia 21, a folia soteropolitana se esparrama em três circuitos por onde desfilam trios elétricos (Campo Grande, Barra-Ondina e Centro Histórico) e inclui também as concorridas apresentações dos afoxés, como os Filhos de Gandhi, e blocos afro, caso do Ilê Aiyê. O calendário ainda não foi divulgado.

Recife e Olinda

carnavaldorecife.com.br

carnaval.olinda.pe.gov.br

Lenine, Otto, Karina Buhr, Seu Jorge, Nação Zumbi, Beth Carvalho e o cantor mais comentado do momento, o rapper Criolo, são atrações no Recife - que tem no Marco Zero e no Cais da Alfândega, endereço do festival Rec-Beat (recbeat.com.br), seus palcos centrais. Os shows começam às 17 horas. De manhã e à tarde, é nas ladeiras da vizinha Olinda que os foliões se encontram para ver blocos, grupos folclóricos e os aguardados bonecões.

São Luiz do Paraitinga

saoluizdoparaitinga.sp.gov.br

O carnaval de marchinhas e fantasias simples, feitas de fita e chita, retorna este ano ao centro histórico da cidade, que fica a 187 quilômetros de São Paulo e foi devastada por uma enchente em 2010. O Bloco Juca Teles abre a festa ao meio-dia de sábado.

Paraty

paraty.com.br

A programação ainda não foi divulgada, mas as datas da folia, sim: 17 a 22 de fevereiro. Fantasiados e mascarados, turistas seguem os blocos pelas ruas de pedra. O mais famoso é o Bloco da Lama: os participantes desfilam com o corpo coberto pela lama dita medicinal da Praia do Jabaquara.

Diamantina

bartucada.com.br

batcaverna.com.br

Famoso pelos blocos caricatos, que fazem paródias do noticiário, o carnaval de Diamantina é para os resistentes: a festa toma as ruas do centro histórico 24 horas por dia - esse ano, de 17 a 21 de fevereiro. Bartucada e Bat Caverna são os blocos-símbolo da folia.

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.