Até amanhã, festa em Santiago do Chile

Turista brasileiro não tem medo de terremoto, vulcão, furacão: tem medo de feriado. Basta não abrirem as lojas para todo mundo ficar borocoxô. Muitos feriados, entretanto, trazem experiências únicas. Hoje e amanhã em Santiago do Chile o comércio está fechado, por conta das 'festas pátrias' - mas parques e praças na cidade (e em Valparaíso e Viña del Mar) comemoram com feirinhas de comida e danças típicas, as fondas. É o São João deles - sorte de quem está lá para participar. Se você tem conhecidos que estão na capital, dê esse toque. O blog chileno El Fracaso tem o guia das fondas na Grande Santiago: migre.me/aHpTN. (E caso seus amigos queiram visitar uma vinícola, avise que a Undurraga está aberta no feriado.

Ricardo Freire,

18 Setembro 2012 | 03h10

Queria um roteiro de viagem de carro pela América do Sul em fevereiro passando por Argentina, Uruguai, Chile e Paraguai. (Nilson, São Paulo)

É uma empreitada que requer bem mais do que o mês que você tem disponível. Deixe o Chile para uma próxima. Fazendo Foz do Iguaçu, Posadas (missões paraguaias), Salta, Córdoba, Buenos Aires, Colonia, Montevidéu e Punta del Este você vai rodar 7 mil quilômetros. Faça o seguro Carta Verde e equipe o carro segundo as exigências argentinas.

Herdei um apartamento em Niterói e gostaria de colocá-lo no mercado de locação de temporada. O que sugere? (Freida, Rio de Janeiro)

Há várias boas opções bem estabelecidas. O site aluguetemporada.com.br você paga para anunciar o seu apê e trata diretamente com os interessados. Uma modalidade que mistura agência com rede social é o AirBnB, em que proprietários e inquilinos têm perfis e avaliações. É mais seguro, mas você paga uma porcentagem de cada aluguel realizado.

* Acompanhe o caminho do colunista em viajenaviagem.com

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.