Alline Douroiz/AE
Alline Douroiz/AE

Aventura cheia de cores pelos arredores

Tirolesa para ver águias de perto e trekking são opções

Alline Douroiz, O Estado de S.Paulo

15 Setembro 2009 | 03h15

Os arredores de Córdoba escondem serras majestosas, cujo cenário se modifica conforme a época do ano. No verão, o forte calor - que pode passar dos 40 graus - só é aplacado com um passeio pelos rios e lagos da região. As estradas têm o colorido das flores na primavera, são verdes no verão e beges no outono e no inverno, quando pode até nevar. O clima continental e seco ajuda a definir bem as estações e a geografia é um convite aos esportes de aventura. Impossível não aceitá-lo.

Você pode começar, por exemplo, pela cidade de La Cumbrecita, 1.400 metros acima do nível do mar. Ali, a 120 quilômetros de Córdoba, fica o parque temático Peñón del Águila. Com um belo cenário natural em estilo montanhês - com direito a cabanas de madeira, imitação de trenzinho suíço e moças vestidas de camponesas -, faz o visitante se sentir em um desenho animado. Dito assim pode soar meio brega. Mas basta chegar aos deques de atividades para entrar no clima.

 

Veja também:

linkAs duas facetas de Córdoba

linkEm Alta Gracia, o legado de seu morador mais ilustre: Che Guevara

As cinco tirolesas, com 700 metros de extensão e 40 metros de altura, oferecem uma vista privilegiada do sobrevoo das águias que dão nome ao local. Lá embaixo, represas e cachoeiras, onde os turistas mergulham em dias quentes. Há também rapel, arvorismo, passeios de triciclo e trilhas. No restaurante, as especialidades são os pratos alemães, a truta grelhada e as tortas doces.

Outro passeio interessante é pelo Parque Nacional Quebrada del Condorito, criado em 1996 para proteger as bacias hídricas e o condor andino. Sobre penhascos de 800 a 1.500 metros de profundidade, pode-se ver os condores planando em direção aos ninhos. Dá para acampar no parque e fazer cavalgadas. Mas é preciso disposição para encarar esse trekking: o passeio completo dura, em média, sete horas.

Não tem fôlego para tanto? Que tal, então, encarar um tour de 4X4? No Vale de Calamuchita, no centro da província, realiza-se desde 1984 o circuito argentino de rali. A corrida deste ano ocorreu em abril, mas quem quiser aventura com tração nas quatro rodas pode aproveitar os percursos cortados por riachos do Camino del Cerro los Linderos e da Quebrada de los Laureles.

PASSADO

Para dar um tempo na adrenalina, descubra a herança alemã,austríaca e suíça da cidade de Villa General Belgrano, a 90 quilômetros de Córdoba. Há até uma Oktoberfest - neste ano, de 2 a 12 de outubro -, além de confeitarias e bares de cervejas artesanais. O povoado de construções no estilo alpino promove também a Festa do Chocolate Alpino (em julho e agosto) e o Festival das Massas Vienenses (na Semana Santa). Duas ótimas desculpas para descuidar da dieta.

linkParque Peñón del Águila: www.penondelaguila.com.ar

linkParque Nacional Quebrada del Condorito: www.quebradacondorito.com.ar

linkVale de Calamuchita e excursões 4X4: www.guiacalamuchita.com.ar

linkVilla General Belgrano: www.vgb.gov.ar/turismo

Mais conteúdo sobre:
Viagem & Aventura Argentina Córdoba

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.