Bons de compras. Em Paris ou Nova York

Empolgação dos brasileiros com as sacolas fez grandes lojas multimarcas ou de eletrônicos investirem em atendimento em português e descontos especiais

09 Novembro 2010 | 08h28

Grandes lojas americanas? Lá estamos nós – e em peso. Multimarcas de luxo na Europa? Idem. Em algumas cidades, parecemos onipresentes nesses centros de compras. Tanto que eles já se acostumaram a nos vender também malas novas, para acomodar a quantidade de itens recém-adquiridos.

 

Dados de órgãos oficiais de turismo confirmam nossa animação com as sacolas. Nada de Empire State, Estátua da Liberdade ou algum outro clássico nova-iorquino. A maioria dos brasileiros (96%) visita a cidade tendo como objetivo principal fazer compras. Pelo menos é o que revelou uma pesquisa encomendada recentemente pelo NYC & Company. Outra constatação do mesmo estudo: em geral, já saímos daqui sabendo os itens nos quais queremos investir – e onde encontrar esses produtos. E não costumamos deixar o cartão de crédito descansar.

 

Em outros países, a situação se repete. Os brasileiros integram a lista das dez nacionalidades que mais gastam em Paris, segundo a Atout France, responsável pelo turismo francês. Isso vale para as multimarcas de grifes de luxo Printemps e Galeries Lafayette (janeiro é o mês das famosas soldes de Paris).

 

O resultado de tanta empolgação? Várias lojas passaram a oferecer descontos e atendimento especial para visitantes brasileiros. Em algumas, você nem precisa se esforçar para falar outro idioma. Há pessoal treinado para tirar suas dúvidas em português mesmo.

Mais conteúdo sobre:
compras Paris Nova York brasileiros viagem

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.