Divulgação
Divulgação

Calmaria de uma vila compacta e aconchegante

Descanso combina com natureza, que lembra serra, que remete a ar puro, que traz tranquilidade... A cabeça viaja longe quando os olhos se encontram diante da bucólica São Francisco Xavier. O charmoso distrito de São José dos Campos consegue mesclar clima de montanha com a simplicidade de cidadezinha do interior, sem o glamour e o agito de Campos do Jordão.

FELIPE MORTARA , SÃO FRANCISCO XAVIER, O Estado de S.Paulo

28 Maio 2013 | 02h07

Deixe a pressa no portal da cidade, aqui ela não é necessária. O centrinho reúne pousadas, restaurantes e cafés ao redor da Praça Cônego Antonio Manzi, que abriga a delicada Igreja Matriz, de tamanho proporcional aos 5 mil moradores da região. Tudo é compacto em São Francisco Xavier, não espere levar mais que uma tarde a pé para conhecer a vila.

Comida caseira e clima aconchegante são os artigos que mais se oferece. Qualquer portinha comercial na cidade é agradável - difícil não se satisfazer. Arrisque um confortável caldinho de feijão especial com torresminho (R$ 15) ou então uma porção de queijo de cabra do Vale do Paraíba com azeite de oliva e ervas finas (R$ 18) do Pangea (pangeabar.com.br).

Ateliês de artistas e artesãos locais se destacam pelas arborizadas ruazinhas. Bom exemplo disso, o Atelier de Las Máscaras (atelierdelasmascaras.com.br) fabrica belíssimos adereços e artigos de decoração. As bonecas de pano do Silvamar (12-3926- 1716) fazem muito sucesso.

Os vários eventos culturais ao longo do ano são outra prova de que o clima da vila é mais que propício às artes. Entre os dias 14 e 16 de junho o Festival da Mantiqueira (cultura.sp.gov.br) reúne músicos e escritores como Lauro César Muniz e Reinaldo Moraes para debates literários com o público - a abertura fica a cargo de Toquinho, que homenageia Vinicius de Moraes em seu novo show.

Já o Festival de Cordas (cordasnamantiqueira.com.br) comemora 10 anos em setembro com música instrumental de primeira. A programação ainda não está confirmada, mas nas últimas edições tocaram artistas como Guinga e Toninho Horta.

As panelas de São Francisco Xavier também esquentam fervorosamente em outubro durante o Festival Gastronômico da Mantiqueira (festivalmantiqueira.com.br), que no ano passado reuniu criações de chefs renomados como Laurent Suaudeau e Henrique Fogaça.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.