Caminhos rurais de Vermont

Uma das maneiras mais garantidas de esvaziar minha mente é dirigir em quase qualquer trecho da Rota 100, uma pequena estrada rural a leste da capital Montpelier que se estende por quase todo o comprimento do Estado de Vermont. Ela pode parecer um pouco abarrotada no inverno, quando esquiadores seguem para os resorts espalhados por todo o caminho, e no outono, quando os admiradores de folhas aparecem.

O Estado de S.Paulo

28 Agosto 2012 | 03h10

Mas, numa manhã chuvosa de primavera, vi apenas um punhado de carros enquanto dirigia pelos 28 quilômetros para o norte de Jamaica a Weston, um trecho levemente ascendente à beira da Green Mountain National Forest (fs.usda.gov/greenmountain).

Trechos da estrada de 345 quilômetros ficaram estragados e inacessíveis durante semanas após a tempestade tropical Irene causar graves inundações no Estado no fim do verão de 2011. Alguns trechos ficaram quase irreconhecíveis. Mas a estrada foi recuperada com admirável rapidez.

Sem sinal de celular, o trabalho e outras obrigações parecem menos opressivos. Perto de Weston, a estrada sobe e contorna velhos paredões de rocha e grandes campos verdejantes. Fique atento a uma lagoa com um belo cais de madeira, e, logo depois, à pouca distância, um celeiro vermelho perfeito. Em Weston, ela passa por um parque municipal gramado - puro Vermont - a caminho do norte.

Enquanto eu guiava pela chuva fina em minha viagem mais recente, uma velha canção favorita se insinuou em minha cabeça pela primeira vez em anos. Meu copo de café, intocado, esfriou. E a Rota 100, amável e lenta, me fez lembrar de como uma estrada pode ser reconfortante. / MANNY FERNANDEZ, NYT

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.