Felipe Mortara/Estadão
Felipe Mortara/Estadão

Cenários de Trindade

Pode-se dizer que o distrito de Trindade, localizado no bairro de Patrimônio e distante 30 quilômetros do centro, é o complemento perfeito para a imersão cultural e histórica proporcionada por Paraty. A antiga vila hippie emoldurada por praias nada menos que deslumbrantes ganhou alguma infraestrutura sem perder a atmosfera absolutamente desencanada. Um daqueles lugares para chegar, estacionar o carro e só pensar nele de novo na hora de ir embora.

O Estado de S.Paulo

02 Julho 2013 | 02h12

Também é possível chegar de ônibus, que sai a cada uma hora da rodoviária de Paraty. Depois do sobe e desce em meio à Mata Atlântica, pela estrada bem asfaltada que já foi uma trilha para ser percorrida a pé, surge no horizonte a Praia do Cepilho, com ondas fortes perfeitas para surfistas experientes. Depois de cruzar o leito de um pequeno rio que desemboca no mar, você chega à vila.

Há algumas pousadas, restaurantes e campings. Experimente primeiro a Praia de Fora, mais longa e central, antes de descobrir os próximos tesouros. Com barracas na areia - a música é boa, não se preocupe -, a praia é praticamente dividida em duas por uma ilhota.

No canto direito, um riozinho e uma curta trilha separam a Praia de Fora da joia maior de Trindade: a Praia do Cachadaço. São 700 metros de areia clara e lisinha e incríveis piscinas naturais a 30 minutos de caminhada, a partir do canto direito e sem necessidade de guia. Água transparente, protegida por pedras vulcânicas e repleta de peixes, ótima para praticar snorkel. Um arraso. / FELIPE MORTARA

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.