Rail Europe
Rail Europe

Cinco passeios de trem pela Europa

Motivos não faltam para ir de trem. Antes, confira dicas de roteiros e os cuidados para se deslocar pelo continente seguindo o jeito mais europeu de viajar

Bruna Toni, O Estado de S. Paulo

05 Setembro 2017 | 04h45

PARIS - Roteiros de trem pela Europa são sonho de consumo de quem quer cruzar o continente e, para brasileiros, com poucas opções pelos trilhos dentro do País, têm ainda o valor da experiência. 

Além da praticidade – você embarca e desembarca em áreas centrais das cidades, com fácil acesso a transporte público se for necessário –, há detalhes importantes para iniciantes, como eu era. Comprar passagens é bem simples nos sites das companhias nacionais de cada país ou no de empresas como a Rail Europe, que oferece diversos trajetos e tem busca e descrições em português. 

Na maioria das estações, não há raio X ou check-in, o que permite chegar à estação minutos antes da partida; e, mesmo quando existem, tais procedimentos são mais simples. Outra vantagem é que não há limite de peso das bagagens. Mas cuidado com o exagero: quem leva as malas para dentro do vagão é você.

Deixe passagens e o passaporte em mãos, eles serão conferidos por fiscais durante a viagem. E atenção aos campos que devem ser preenchidos: faça isso antes de embarcar. Burocracia em dia, veja na galeria de fotos a seguir cinco roteiros para percorrer o Velho Mundo com o rosto grudado na janela, vendo as fronteiras desaparecerem. 

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.