Compras genuínas no coração de Dublin

Drury Street, no coração de Dublin, está a apenas alguns quarteirões da Grafton, a principal avenida de compras da capital irlandesa. Ainda que menor que a vizinha mais conhecida, a Drury guarda uma atmosfera mais autêntica. No lugar das cadeias de marcas internacionais e congestionamento de turistas, menos pessoas e uma diversidade de butiques locais, instaladas em prédios baixos de tijolinhos, que vendem de artigos para casa a arte irlandesa. Um destino disputado por moradores que vêm de bairros tranquilos e sonolentos, distantes do agito do centro.

SHIVANI VORA / DUBLIN, THE NEW YORK TIMES, O Estado de S.Paulo

21 Outubro 2014 | 02h06

Industry

41 a/b Drury Street;

industrydesign.ie

Tanto itens vintage quanto peças modernas fazem parte do mix que compõe essa imensa loja contemporânea de artigos para casa e estilo de vida que guarda ares industriais em seu piso cinza, teto negro e prateleiras de madeira e metal. A imensa seleção de produtos muda semanalmente; você pode encontrar cobertores de lã azuis listrados da Donegal, balanços da década de 1970, um imenso lustre de cobre ou colheres de madeira para mel. Os preços começam em 3.

Jenny Vander

50 Drury Street

Com 40 anos de funcionamento, essa butique é destino certo para mulheres apreciadoras de roupas vintage e acessórios do mundo todo. O local guarda uma seleção impressionante de peças fabricadas entre 1900 e a década de 1960, com alguns poucos objetos de períodos mais recentes. Entre as preciosidades, um espelho de mão azul art déco, maiôs dos anos 1950 e uma capa de seda preta vitoriana. Preços desde 20.

The Printmakers Gallery

25 Drury Street;

theprintmakersgallery.com

Litografias e peças entalhadas por mais de 90 artistas - a maior parte deles, irlandeses - são o principal destaque deste espaço pequeno e arejado, aberto em 2004. As imagens são todas modernas, como Contemporary Ruin (Ruína Contemporânea), do promissor irlandês Brian Maguire. Preços começam em 100.

Stokes Books

19 Market Arcade;

georgesstreetarcade.ie/

stokes-books

Pequena e lotada de prateleiras recheadas de livros (que também se espalham por pilhas e mais pilhas pelo chão), a livraria de mais de 20 anos vende primordialmente literatura irlandesa de segunda mão e espessos livros de história do país. Apesar de ser possível garimpar entre os mais de 10 mil volumes títulos baratos de Oscar Wilde e Samuel Beckett e livros típicos de mesas de centro trazidos do interior do país, a maior parte dos itens são raros. Entre eles, a primeira edição nova-iorquina de Ulysses, clássico de James Joyce. Preços vão de

5 a 10 mil.

Barry Doyle Design Jewellers

30 St. George's Arcade;

www.barrydoyledesign.com

Quem vai ao ateliê localizado no segundo andar certamente encontrará o senhor Doyle, de 50 anos, trabalhando em uma de suas peças contemporâneas para homens e mulheres em uma pequena oficina localizada atrás das vitrines. Ele manipula prata, ouro 10 quilates e platina em criações mais clássicas que descoladas, incluindo pulseiras espirais de prata cravejadas de pedra da lua e brincos adornados com ametista. Preços desde 75.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.