Contra o dólar alto: aluguel de apartamento

A combinação da desvalorização do real com a alta das diárias de hotéis em capitais da Europa e da América do Norte volta a colocar em evidência uma ótima alternativa: o aluguel de apartamento de temporada. Se você ficar pelo menos cinco dias numa cidade, vale considerar. Saiba, porém, que a dinâmica da viagem muda: você investe a primeira tarde em fazer compras e entender o bairro. No final acaba vivendo uma experiência mais rica: meio turista, meio morador.

Ricardo Freire,

31 Julho 2012 | 03h10

O mercado, tradicionalmente pulverizado, dá sinais de se consolidar no airbnb.com, um site de aluguel de cômodos e apartamentos que funciona como uma comunidade. Inquilinos e anfitriões são constantemente avaliados, o que aumenta a qualidade e a segurança. Vale a pena criar um perfil por lá, para usar quando precisar.

* Acompanhe o caminho do colunista em viajenaviagem.com

Viaje na pergunta

Tenho dupla cidadania, brasileira e espanhola. Como usar o meu passaporte espanhol em viagens ao exterior? (Celso, São Paulo)

A praxe é usar o passaporte brasileiro para sair e para entrar no Brasil, e o passaporte europeu para entrar e sair dos países visitados no exterior. Antes de viajar para os Estados Unidos, não esqueça de preencher o Esta, formulário online obrigatório para viajantes de países dispensados de visto americano. O site é cbp.gov/esta.

Planejo ficar 15 dias em Las Vegas em janeiro. Que passeios você recomenda? Não posso andar muito, uso bengala (Rosaura, São Paulo)

Caminha-se muito em Las Vegas! Os hotéis são imensos. Felizmente, sempre há onde parar para descansar no caminho. Se ficar muito puxado, considere alugar uma cadeira de rodas elétrica - a lasvegaswheelchairs.com aluga. Aproveite para ver o máximo de shows e passear em Grand Canyon West, Vale da Morte e Vale do Fogo.

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.