PUBLICIDADE

Coqueiros, falésias e boa comida

Prado combina praias belas e tranquilas com os sabores caprichados da gastronomia local

Foto do author Adriana Moreira
Por Adriana Moreira
Atualização:

Do alto das falésias que circundam Prado, a vista revela que a exploração turística naquela região é pequena, bem pequena. Distante cerca de duas horas de Porto Seguro, a cidade tem um roteiro discreto. E permite que extensas faixas de areia, como na bela Ponta do Moreira, exibam sua beleza sem interferência. Nada de guarda-sóis, cangas estendidas, vendedores, barraquinhas. Ali, há apenas você e a natureza.

É claro que nem todas as praias da cidade ficam assim tão tranquilas nos feriadões, quando capixabas e mineiros rumam ao sul da Bahia. Mas, de maneira geral, Prado consegue manter aquele clima bucólico de cidade pequena. E, ao mesmo tempo, oferecer restaurantes de comida primorosa e pousadas bem charmosas.

PUBLICIDADE

 

Você pode se hospedar na tranquilidade de uma ilha fluvial e ser recepcionado por artistas em pernas de pau e uma refrescante água de coco, como no resort La Isla. Ou ficar na cidade, perto do Beco das Garrafas, onde se concentra a cena gastronômica local.E que cena. Os pratos típicos são à base do budião, um peixe azul, simpático e, para o próprio infortúnio, muito saboroso. A carne tenra, quase sem espinhos, combina perfeitamente com o molho de pitanga criado pelo restaurante Jubiabá. Acompanha arroz branco e custa R$ 55, para duas pessoas.

 

 

Fora do Beco das Garrafas, onde algumas casas coloniais resistem, há pouco para ver no centro. Nada de lojas de lembrancinhas. Se quiser levar algo realmente autêntico, visite a dona Rita. "Vem cá ver", convida a doceira. E você a segue, entre o imenso pomar cultivado caprichosamente nos fundos do quintal. "Conhece fruta-pão?", mostra, enquanto caminha rapidamente, exibindo também pés de jabuticaba, goiaba, caju, sapoti, seriguela...São essas frutas que dão origem aos deliciosos doces e geleias preparados com muita disposição aos 71 anos de Rita Maria Mascarenhas. O preço médio do pote é de R$ 5 - experimente o de mamão com tangerina. Se estiver na época, é claro.

 

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.