Crianças de férias com o time do coração

Treinar como os jogadores do time do coração, com direito a uniforme oficial e técnico de verdade. Em um país como o Brasil, que venera o futebol, este talvez seja um sonho de férias para crianças e adolescentes. Que pode ser realizado, ao menos pelos torcedores mirins dos quatro maiores clubes paulistas. São Paulo, Santos, Corinthians e Palmeiras já colocaram à venda pacotes para seus acampamentos de verão (leia abaixo). Além de fazer amigos e aprender a atuar em equipe, a meninada bate papo com craques do passado.

FELIPE MORTARA, O Estado de S.Paulo

15 Novembro 2011 | 03h07

Um aviso relevante: os organizadores dos acampamentos até ficam de olho nos possíveis minicraques. Mas o objetivo dos programas não é garimpar talentos. O que significa que, para evitar frustrações, a expectativa da criança (e dos pais) deve ser se divertir, não ser descoberta.

"Não falamos sobre oportunidade de jogar nas categorias de base do clube", diz Rafael Oliveira, gerente da Timão Tur, que organiza o Corinthians Training.

A rivalidade alimentada por torcedores adultos, aliás, nem sempre encontra reflexo nos pequenos. "No meu quarto tinha um santista e um são-paulino, todos convivendo numa boa", conta o corintiano Guilherme Silvino, de 12 anos, que vai pela terceira vez ao camping de seu time.

Para meninas, as opções são os acampamentos do Palmeiras e do São Paulo, os únicos que aceitam as pequenas torcedoras.

Profissionais. Craques que fazem parte da história do clube costumam aparecer para bater papo com a meninada. No caso do Santos Training Camp, os convidados ilustres estão definidos: Coutinho, Edu e Lima. Além disso, professores das categorias de base do Centro de Treinamento Meninos da Vila coordenarão os exercícios. Fundamentos, tática e estratégia fazem parte dos treinos.

Enfermeiro, massagista e fisioterapeuta acompanharão os hóspedes no São Paulo Futebol Camp. O grupo terá até um assessor de imprensa, para postar notícias e fotos diariamente no site do projeto.

Quem participa do Palmeiras Camp, o mais antigo, tem direito a adrenalina extra: há partidas contra times da cidade onde é realizado o acampamento, Águas de Lindoia.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.