Dois mundos. E o que eles têm de melhor

Enquanto Toronto lembra uma metrópole americana, vibrante e multicultural, [br]Montreal parece um pedacinho europeu, por suas ruas estreitas e seu 'art de vivre'

Nathalia Molina / TORONTO ESPECIAL PARA O ESTADO, O Estado de S.Paulo

05 Outubro 2010 | 02h30

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O comandante começa o aviso aos passageiros com "madames et monsieurs" e depois repete o texto em inglês. É a senha: você está em Quebec, a caminho de Montreal. Tudo na província é dito e escrito antes na língua local. O país é o mesmo, o Canadá, mas parece que uma hora de voo a partir de Toronto o levou à outra parte do mundo.

Toronto lembra uma metrópole dos Estados Unidos, em menor escala. A comparação com Nova York é recorrente pelo perfil multicultural e pelo nome anterior da canadense, York. Montreal parece um pedacinho europeu pelas vielas de sua parte antiga, pelos poucos arranha-céus e pelo apreço ao direito de comer bem - e sem pressa.

A dupla, no entanto, guarda semelhanças. Para enfrentar o rigoroso inverno, ambas construíram caminhos subterrâneos entre prédios do centro. Gosta de navegar? Há tours de barco no Lago Ontário, do lado inglês, e no Rio São Lourenço, no francês.

Ambas têm mercados de frutas e verduras que valem uma passada pela diversidade. No Saint Lawrence Market, em Toronto, há também lanchonetes. Prove o sanduíche mais famoso da cidade, o peameal bacon, da Carousel Bakery, feito com lombo. Não saia do Jean-Talon, em Montreal, sem experimentar o milho cozido, com sabor um tanto adocicado, e sem comprar frutas silvestres secas. Cranberries ficam ótimas em saladas e sanduíches. As frutinhas são uma espécie de consenso, estão em todo canto no Canadá, segundo produtor mundial. Pode haver melhor maneira de esticar sua viagem em casa?

 

 

 

 

Veja também:

linkEpopeia canadense

linkRoteiros para percorrer Vancouver, enquanto a chuva não vem

linkA pequena Quebec, onde tudo começou

link Paixão por esporte é assunto em museu e parque olímpico

 

Leia mais:

 

linkInconvenientes dos banhos termais

linkSergipe: não tem passeio repetido

blog Blog do Viagem

Mais conteúdo sobre:
toronto viagem canadá montreal Lago Ontário

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.