Em algum lugar do passado

A cultura mexicana tem influência de mais de 20 grupos étnicos, além da mestiçagem derivada da chegada dos espanhóis ao território ocupado hoje pelo país. A própria Cidade do México, uma das maiores metrópoles do mundo, guarda no centro histórico - Zócalo - vestígios de uma das civilizações originais do continente. Ali, no miolo, desponta o que um dia foi Tenochtitlán, a urbe mais importante erguida pelos astecas.

MARIA TERESA MATOS , CIDADE DO MÉXICO , ESPECIAL PARA O ESTADO, O Estado de S.Paulo

11 Novembro 2014 | 02h06

Conhecê-la pode ser um jeito especial de se fascinar pelo intrincado mosaico cultural do país. Desde tempos remotos, o território mexicano viu florescer povos autênticos artística e culturalmente, cujo legado engloba construções monumentais, símbolos, mitos de criação, musicalidade, divindades e crenças baseadas no modo como cada grupo compreendia o entorno.

De acordo com o Instituto Nacional de Antropologia e História, há atualmente 187 zonas arqueológicas no país abertas ao público. O Museu de Antropologia, numa das áreas mais nobres da cidade, abre as portas desse universo. Propomos a seguir um roteiro pela capital mexicana e seus arredores para entender mais a fundo a complexidade e a beleza originais do país.

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.