Entre a econômica e a executiva

Classe premium, novidade das empresas aéreas, oferece espaço extra por um preço camarada

PUBLICIDADE

Por Monica Nobrega
Atualização:

Passageiros pediram, algumas companhias aéreas atenderam. Entre o aperto da classe econômica e os preços altos da executiva, as empresas têm lançado opções intermediárias de poltronas, mais espaçosas e com tarifas mais camaradas.Sorte dos passageiros gordinhos, recentemente convocados a pagar por dois lugares da econômica em voos lotados da United, que se tornou a nona aérea do mundo a fazer tal exigência. E dos viajantes dispostos a desembolsar mais por um espaço extra. Afinal, 43 a 45 centímetros (largura média das poltronas com preço mais em conta de um Boeing) são exíguos o bastante para causar desconforto até aos mais magros. O mesmo pode ser dito da distância de 76 a 81 centímetros entre duas poltronas enfileiradas.Tais lugares estão disponíveis principalmente em voos de longa distância. Na British, por exemplo, os assentos turbinados World Traveller Plus têm 96,5 centímetros de distância entre os encostos de duas poltronas enfileiradas, contra 78,7 centímetros entre as cadeiras World Traveller, as econômicas. O bilhete entre São Paulo e Londres, ida e volta, custa a partir de US$ 1.464 e US$ 1.014, respectivamente. A executiva não sai por menos de US$ 2.999. A Air France acaba de lançar a sua versão vitaminada de classe econômica. As poltronas Premium Voyager têm os mesmos 54 centímetros de largura da executiva, mas custam 45% do preço no trecho de ida e volta entre Paris e Nova York: US$ 1.038 contra US$ 2.309. Não há aviões com as novas poltronas voando no Brasil, nem previsão de quando isso ocorrerá.A LAN acrescentou 10 centímetros ao espaço entre as poltronas e criou a classe Premium Economy, disponível em praticamente todos os voos da empresa entre cidades da América do Sul, inclusive São Paulo. Para viajar com o rosto a 76,2 centímetros do encosto à sua frente, o passageiro paga a partir de US$ 349 no trecho São Paulo-Santiago. Com 86,3 centímetros de distância, o bilhete custa desde US$ 899. Valor bem mais em conta que os US$ 2.040 da Premium Business, a executiva, cuja poltrona está tentadores 187,9 centímetros distante do encosto da frente. NACIONAISA Gol, que só tinha classe econômica em seus aviões, acaba de lançar a Comfort, apenas nos voos com a bandeira Varig, partindo de São Paulo e do Rio para Bogotá, Caracas, Santiago e Buenos Aires. A distância entre as poltronas foi aumentada dos 81,3 centímetros para 93,5 centímetros. Além disso, a cadeira central é bloqueada para que os braços dos outros dois assentos possam ser expandidos e usados como mesa. O espaço a mais custa R$ 30 nos voos da Azul. Por esse valor adicional, pago junto com o bilhete no momento da compra, o passageiro escolhe uma das 16 cadeiras nas primeiras fileiras da aeronave, afastadas 86 centímetros umas das outras, contra uma distância de 79 centímetros no restante do avião.

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.