Festa reúne tradições paulistas em Iguape

Degustar um pouco do que cada região do Estado pode oferecer de mais tradicional e autêntico em um único lugar. Pois esta é a proposta do festival Revelando São Paulo Vale do Ribeira. Durante o feriado de Corpus Christi, de 29 de maio a 2 de junho, as manifestações culturais, a culinária, as crenças e o artesanato de 90 cidades paulistas estarão reunidos em Iguape, a 210 quilômetros da capital.

O Estado de S.Paulo

21 Maio 2013 | 02h10

Serão ao todo mais de 100 apresentações artísticas - entre elas, danças tradicionais como o fandango se exibirão na sexta-feira (31). Antes disso, na quinta, os famosos tapetes coloridos para as procissões de Corpus Christi tomarão as ruas da cidade. Mas um dos eventos mais esperados é a romaria Dádivas das Águas, no dia 1.º, às 9 horas. Barcos das comunidades caiçaras navegarão com a imagem original de Nossa Senhora Aparecida, emprestada pelo Santuário de Aparecida.

É claro que tanta festa abre o apetite. Além de delícias da costa, como tainha assada e moqueca de manjuba, a cozinha interiorana também estará representada nos 30 espaços de culinária regional - espere encontrar broa de milho e feijão tropeiro. Da praia ao campo em poucas garfadas.

O Centro de Eventos Casemiro Teixeira será tomado por atividades culturais e tradições. Pescadores de Iguape, por exemplo, talharão uma canoa em um único tronco ao longo dos cinco dias de festa.

Resgate. Desde 1997, o projeto Revelando São Paulo, da Secretaria de Cultura do Estado, traz à tona movimentos culturais antes restritos a pequenos polos regionais. Após desaguar tradições pelo Vale do Ribeira, a próxima parada será no Vale do Paraíba, em São José dos Campos, de 5 a 9 de julho. Além da programação completa, mapas estão disponíveis em revelandosaopaulo.org.br.

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.