Fortaleza padrão quatro-estrelas

Fortaleza padrão quatro-estrelas

A palavra "castelo" evoca imagens de grandes estruturas com torres, fossos e pontes levadiças. Star Castle, hoje um hotel quatro estrelas a uma curta caminhada do centro de St. Mary's, parece mais acessível que isso, mas ainda tem a fachada principal voltada para o mar. A fortaleza foi construída em 1593 por decreto da rainha Elizabeth I. Feita de granito no formato de uma estrela de oito pontas, fica numa península rochosa cercada pelo que resta de suas muralhas, com aberturas para espingardas e canhões.

O Estado de S.Paulo

25 Junho 2013 | 02h19

O castelo era uma defesa contra os espanhóis, então inimigos dos ingleses, e os piratas que assolaram as ilhas ao longo de séculos. Por segurança, os habitantes se mudaram para perto dele, deixando suas moradias na margem oposta. Quando o cais foi construído, em 1601, o acesso aos comerciantes deu uma razão para viver na vizinhança, e, assim, Hugh Town, única aldeia das ilhas, cresceu além do castelo. Em 1933, o Star Castle virou um hotel e, mais tarde, na 2ª Guerra Mundial, acabou acomodando centenas de soldados.

Onipresente. Quem agora cuida do lugar e de seus hóspedes é Robert Francis, com a esposa Theresa e o filho James. Ele passa suas manhãs caçando lagostas, estrelas no menu do jantar. Francis planeja incrementar o cardápio com novidades na carta de vinhos. Para isso, já plantou 7 mil videiras na esperança de produzir pinot gris, pinot noir e chardonnay em um lugar que não é conhecido como região vinícola.

Francis também pode acabar servindo-nos no bar do hotel, um antigo calabouço onde foram mantidos prisioneiros políticos no século 17. O agora aconchegante Bar Dungeon tem suas paredes revestidas com mapas das ilhas.

O resto do hotel é igualmente quente: conta com piscina interna aquecida e, nos dois primeiros andares, uma sala de jantar formal, com uma grande lareira, outra de estar, confortável, equipada com computador e jogos de cartas e tabuleiro - além de vários quartos (com diárias a partir de 147 libras ou R$ 508 até setembro). Os menores estão nas muralhas, no espaço outrora reservado ao capitão da guarnição. Escolhi um ali para que pudesse olhar para o mar e ouvir o barulho das ondas durante a noite. / V.G.

Mais conteúdo sobre:
Ilhas Scilly Sa. Mary's Star Castle

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.