Intervalo entre voos: vale a pena sair do aeroporto?

Se a conexão entre voos é longa demais, todo mundo logo vê uma oportunidade de sair do aeroporto e passear na cidade. Na maioria dos casos, porém, não é uma boa ideia. Nas viagens internacionais, os procedimentos de desembarque e imigração podem levar até 1h30; é preciso estar de volta uns 90 minutos antes da nova partida. Além disso, aeroportos costumam ficar longe das cidades; é comum levar 1 hora para ir, outra para voltar. Para não se estressar à toa, só saia para passear se tiver um intervalo de pelo menos oito horas entre os voos. Bons lugares para fazer isso: Cingapura (há city tours saindo do aeroporto), Panamá (os taxistas estão acostumados) e Aeroparque, em Buenos Aires (vá bater perna e almoçar em Palermo Soho, que fica perto).

Ricardo Freire, O Estado de S.Paulo

14 Agosto 2012 | 03h10

* Acompanhe o caminho do colunista em viajenaviagem.com

Tenho cinco dias para percorrer a Suíça, vindo de Paris, e continuando a Milão. Que roteiro me sugere? (Eugênia, São Paulo)

Saia antes das 8 da manhã de Paris com o TGV e na hora do almoço você estará em Montreux (baldeação em Genebra). Fique dois dias - no dia seguinte vá a Lausanne ou pegue o Trem do Chocolate. Siga pela Golden Line a Interlaken: fique duas noites. Passe a quinta noite em Lucerna e siga a Milão pelo Wilhelm Tell Express, que combina barco e trem, via Lugano.

Qual é a melhor maneira de chegar à ilha de Boipeba? Por Valença ou por Morro de São Paulo? (Emílio, Sorocaba)

Há defensores das duas maneiras. Via Morro, você sai de lancha do Mercado Modelo (2 horas), pega um jipe na Segunda Praia (1h30) e atravessa o Rio do Inferno de barco (5 minutos). Via Valença, vai de ferryboat (1 hora) e ônibus (1h30), e então pega uma lancha que vale por um passeio (1 hora). Peça para a pousada reservar o trecho final (jipe de Morro ou lancha de Valença).

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.