Irmãos Grimm, filhos pródigos de Hanau

 A cerca de uma hora de Frankfurt, Hanau é uma cidade sem muito charme. Ao contrário de tantas outras da Rota dos Contos de Fadas, ela não tem um casario empolgante ou um centrinho charmoso. Culpa da guerra: em 1945, foi bombardeada e terminou completamente destruída - incluindo a casa onde nasceram Jacob, em janeiro de 1785, e Wilhelm, 13 meses depois.

Adriana Moreira/Estadão,

06 Agosto 2013 | 12h34

São apenas 88 mil habitantes e um centrinho cheio de lojas. Na praça principal, a estátua dos irmãos famosos atrai turistas para fotos e, logo atrás, o centro de informações turísticas tem um atendimento simpático e atencioso, mesmo com um inglês difícil. Todos os anos, de março a julho, a cidade realiza encenações dos contos de fadas imortalizados pelos Grimm.

Você pode até desembarcar lá só para tirar a foto da estátua, é verdade, mas acho pouco. Aproveite para passar no vilarejo vizinho de Hanau-Steinheim. Este sim, repleto de casinhas medievais, muralhas esquecidas, torres. A maior parte das construções data dos séculos 14 e 15 - a impressão é de que o povoado ainda está na Idade Média.

Chegamos ali por acaso, confundindo a estrada para Hanau. Mas recomendo o equívoco. O vilarejo é charmoso e, ao contrário de outras cidades medievais do caminho, não há grandes lojas quebrando o clima. Era um domingo e a cidade se preparava para uma feirinha cheia de comidas típicas, como o pretzel. Pena que eu tinha pressa e não pude esperar a festa. Quem sabe da próxima vez?

Primeiros anos

Jacob e Wilhelm viveram em Hanau até 1791, quando o pai, advogado, foi nomeado magistrado em Steinau. A família - composta ainda pela mãe e outros quatro irmãos - morou ali até a morte do pai, em 1796. Com isso, foram obrigados a abandonar a residência, na administração de Steinau, e se mudar para a casa de uma irmã da mãe, Henriette Zimmer, em Kassel. Ela teve grande contribuição na educação dos Grimm.

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.