Lá no alto, o incrível Ventisquero Colgante

A estrada em si, a mítica Carretera Austral, cercada por vales, lagos e montanhas, é um espetáculo. Mas não se trata de um caminho rápido. Por causa da velocidade controlada, limitada a 70 quilômetros por hora, são necessárias cerca de 5 horas para vencer os 185 quilômetros entre Puerto Aysén e o Parque Nacional Queulat (conaf.cl), um dos maiores do Chile e onde fica o impressionante Ventisquero Colgante - em bom português, geleira pendurada.

PUERTO AYSÉN, O Estado de S.Paulo

01 Janeiro 2013 | 02h06

O glaciar de 80 quilômetros quadrados ganhou tal nome porque nasce mais de 2 mil metros acima do nível do mar e forma cachoeiras vertiginosas. A imagem da massa de gelo suspensa entre o maciço de rochas impressiona de longe, mas nem sempre pode ser admirada. Chove muito na região e o glaciar frequentemente fica encoberto pela neblina.

Trilhas e um passeio de barco levam o visitante ainda mais perto. O parque conta com espaços para camping e piquenique (e nenhum restaurante, por isso, leve lanche). Há trilhas de nível fácil, como a que leva à lagoa Témpanos, intermediárias, como a do Mirante Morrena e a do Bosque Encantado, e a mais puxada, até a lagoa Los Pumas. / J.C.B.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.