Divulgação
Divulgação

LAN é eleita a melhor companhia aérea da América do Sul

Pesquisa anual da consultoria Skytrax ouviu mais de 18 milhões de pessoas. Qatar lidera o ranking geral; Azul também foi premiada 

O Estado de S. Paulo

18 Junho 2015 | 17h17

Mais uma vez, foram as companhias aéreas asiáticas que lideraram a lista das melhores empresas de aviação do mundo. Este ano, foi a vez da Qatar Airways ocupar o primeiro lugar da pesquisa de satisfação feita pela Skytrax, consultoria que divulga, desde 1999, as mais queridas pelo público. Logo atrás do grupo do Oriente Médio aparecem a Singapore Airlines e a Cathay Pacific Airways, de Hong Kong. 

LEIA MAIS: Como encontrar voos baratos - escolha sua ferramenta

O ranking, divulgado na última terça, 16, durante uma feira de aviação em Paris, na França, levou em conta a opinião de 18,85 milhões de pessoas de 105 nacionalidades diferentes. Na divisão por região, a chilena LAN, ligada à TAM, foi a sul-americana melhor colocada: está na 32º lugar do Top 100 e também é a 1ª do continente no quesito "melhores funcionários". 

Já a brasileira Azul é a melhor sul-americana quando o assunto é Low-Cost - o segundo lugar ficou com a Gol. Na classificação geral, AirAsia, Virgin America e Norwegian estão no topo. 

Em relação às classes, a Asiana Airlines é a melhor opção para quem viaja na econômica; a Singapore na executiva e Etihad para quem paga pelo conforto da primeira classe. 

LEIA MAIS: Dicas para economizar na compra das passagens

A pesquisa completa aponta ainda os melhores lounges de aeroportos, melhores assentos, serviços, limpeza, entre outros aspectos, e está disponível no site da Skytrax.  

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.