04 de novembro de 2014 | 02h06
E, assim, Berlim vai comemorar os 25 anos do fim da divisão na cidade e entre as Alemanhas Oriental e Ocidental. Pouco depois, de acordo com a divulgação oficial, o maestro Daniel Barenboim, o roqueiro Udo Lindemberg e o ex-vocalista do Gênesis Peter Gabriel se apresentam no palco montado na área do parque Tiergarten, em um festival gratuito e ao ar livre. Detalhes da festa: oesta.do/berlimmuro.
Arte urbana. Um dos pontos turísticos mais famosos de Berlim, a East Side Gallery, trecho remanescente do Muro com 1,3 quilômetro de extensão coberto por grafites de artistas de 21 países, receberá um dos Gathering Spots, os pontos de informação e agendamento de passeios guiados disponíveis ao longo do fim de semana das comemorações, Mais: eastsidegallery-berlin.de.
O horror. No antigo quartel-general da polícia secreta em Berlim, o museu Topografia do Terror, inaugurado em 2010, virou uma das atrações mais visitadas de Berlim. O lugar fala de nazismo, perseguições e assassinatos em massa, mas é indispensável para compreender a história do século 20: topographie.de.
Barreira dupla. O Muro de Berlim era composto por duas barreiras, não apenas uma. E isso você aprende no Memorial do Muro de Berlim (berliner-mauer-gedenkstaette.de/en), que preserva um trecho do antigo complexo de paredão de concreto e cerca de arame, além de torre de vigília - tudo mesclado a intervenções artísticas. O memorial é um dos pontos em que haverá apresentação de música de câmara da Orquestra Jovem da União Europeia, sábado, dia 8, das 17 às 21 horas.
Porta aberta. Na linha do Muro e antigo ícone da separação, o Portão de Brandemburgo virou um monumento à reunificação. A poucos passos está o Bundestag, o prédio do Parlamento com seu domo de vidro. Ali ficará um dos pontos de informação da festa.
Em movimento. O Checkpoint Charlie era uma das barreiras para identificação dos (poucos) cidadãos que conseguiam transitar entre os dois lados de Berlim. Fica no corredor comercial da Friedrichstrasse, junto a um museu dedicado ao Muro: mauermuseum.de.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.