Lourdes em festa

No público, contado aos milhares, as expressões vão do profundo êxtase ao indisfarçável sofrimento. Reações de emoção e respeito que se manifestam quando as mãos tocam a pedra da gruta onde a adolescente Bernadette Soubirous viu a Virgem Maria, entre fevereiro e julho de 1858. Ou diante da grandiosidade dos Santuários Nossa Senhora de Lourdes.

Mônica Nóbrega, O Estado de S.Paulo

22 Dezembro 2009 | 01h12

 

MULTIDÃO DE FIÉIS - Todas as noites, de abril a outubro, ocorre a concorida Procissão das Velas

VEJA TAMBÉM:
História e arte no caminho da fé
Símbolos ocultos
Abadia na pedra
O nascimento de uma santa
Imagem protetora
Mensagem de fé
Observar do alto a esplanada diante das basílicas - são três sobrepostas, mas a principal é a da Imaculada Conceição, apoiada sobre a caverna que fez a fama local - dá a exata dimensão de como a cidadezinha se preparou para receber tal quantidade de turistas. E de como a rotina de Lourdes está ligada à fé.

Os principais espaços vivem repletos de visitantes. Da gruta às torneiras que jorram água benta, da livraria às piscinas onde os enfermos mergulham em busca da cura. Entre 80 mil e 100 mil voluntários ajudam na recepção dos fiéis a cada ano. As tarefas são simples, mas fundamentais: empurrar cadeiras de rodas, ajudar a atravessar ruas, organizar a procissão.

Os turistas passam o dia na área dos santuários, entre a esplanada e os 22 lugares para culto. As missas começam a cada uma hora. Grupos de jovens e estudantes circulam com camisetas e bonés de identificação.

As ruas comerciais do entorno ficam movimentadas o dia todo. Mas é no fim da tarde que as lojas de souvenirs realmente lotam. Nesse momento, a maioria dos turistas volta aos hotéis para jantar e se preparar para o grande evento da noite: a Procissão das Velas, que ocorre todos os dias, de abril a outubro.

Às 21 horas, pontualmente, uma multidão parte da gruta, comandada pela imagem de Nossa Senhora. Uma missa em quatro idiomas é celebrada em seguida. Todos carregam velas acesas - e você sentirá que está perdendo o melhor da festa se não estiver com a sua a postos.

Santuários Notre Dame de Lourdes: www.lourdes-france.com

Mais conteúdo sobre:
Viagem & Aventura França

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.