Louvre inaugura 'véu' sobre nova ala islâmica

Depois da pirâmide de I. M. Pei, o Museu do Louvre ganhará outra formidável estrutura de vidro e metal, desta vez no formato de véu com reflexos dourados. Instalado no pátio Visconti, perto do Rio Sena, a estrutura cobrirá a nova ala que vai abrigar toda a coleção islâmica do museu francês - estimada em mais de 18 mil peças. A previsão é que o espaço esteja concluído em maio deste ano.

O Estado de S.Paulo

31 Janeiro 2012 | 03h07

Somente oito estruturas muito finas sustentam a cobertura, instalada em uma área de 4,6 mil metros quadrados e composta por 2.350 triângulos de vidro que podem ser abertos para manutenção. "Quisemos imprimir muita leveza ao véu, como se estivesse flutuando, elegante e poético, filtrando a luz", explica Mario Bellini, um dos arquitetos responsáveis pelo projeto.

Agenda. Além da tão esperada inauguração da ala islâmica, o Louvre já divulgou algumas das exposições que apresentará ao longo de 2012.

A primeira delas vai reunir no Hall Napoleão, de 29 de março a 25 de junho, documentos e rascunhos relacionados a La Sainte Anne, última obra-prima do mestre Leonardo da Vinci. Ainda com início previsto no primeiro semestre, em 7 de junho, desenhos do pintor alemão Gerhard Richter vão compor uma mostra temporária - que seguirá até 17 de setembro.

O mesmo Hall Napoleão vai abrigar obras do pintor e arquiteto renascentista Raphael a partir de 11 de outubro. A mostra, realizada em parceria com o Museu do Prado, de Madri, reunirá retábulos, retratos, desenhos e quadros que o artista criou nos últimos anos de vida. Outras exposições dedicadas à pintores italianos (Lucas Penni e Giulio Romano) também começam na mesma data. Mais: louvre.fr.

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.