Menus destacam jambu, tucupi, peixe e muito mais

É no mercado que os mais refinados restaurantes de Belém buscam ingredientes para suas criações. O tradicional Lá em Casa é um exemplo. À frente da cozinha desde 2009, Daniela Martins vai pessoalmente comprar o que precisa. "Todo mundo me conhece por lá", diz. Localizada na Estação das Docas, um conjunto de armazéns transformado em espaço gastronômico, a casa serve pratos regionais como o pato no tucupi, caldo amarelo produzido a partir da mandioca.

O Estado de S.Paulo

20 Novembro 2012 | 02h10

Para experimentar a maniçoba - a chamada feijoada branca - a sugestão é o Manjar das Garças, que fica no agradável parque quase homônimo, o Mangal das Garças. O prato, feito a partir da folha da mandioca brava, é carregado no sal - como boa parte das refeições preparadas na região, outro costume a se habituar.

No tour gastronômico não pode faltar o dia do peixe. O filhote na brasa figura como especialidade no restaurante Remanso do Bosque, do chef Thiago Castanho. É servido com macaxeira na manteiga, salada de feijão-caupi (ou de corda) e, claro, farinha.

O "jambúrguer" da hamburgueria Circus, no centro velho, pode agradar ao paladar urbano. É recheado com jambu refogado, hambúrguer de búfalo, queijo marajoara e castanhas. Ou ainda parece muito exótico para você? / G.C.

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.