Na dúvida, percorra todas as praias. E dedique-se a eleger sua favorita

Explore o entorno da vila e escolha entre o agito do centro, a calmaria da Ponta do Moreira e a estrutura da Barra do Caí

Nivea Terumi,

02 Novembro 2010 | 06h00

Cumuruxatiba pode ser pequena, mas tem muitas opções de belas praias em seu entorno. Se estiver com um carro à disposição, não hesite em sair para explorá-las e, quem sabe, conseguir eleger sua favorita.

 

 

 

 

 
 

Centro

Alugue uma bicicleta e percorra a praia do centro de ponta a ponta na maré baixa, passando pelo antigo píer, destruído por um incêndio na década de 1950. Se não estiver disposto a pedalar, sem problemas. Apenas caminhe pela orla, observe o trabalho dos pescadores e aproveite para tomar um chope no fim da tarde, curtindo o belo visual. Mas não é a melhor para dar aquele mergulho.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
 

Barra do Caí

A 18 quilômetros do centro, ao norte, a Barra do Caí é a mais procurada no verão e a única que oferece estrutura de lanchonete e banheiros durante a temporada. Com areia fininha e quase sem ondas, é ideal para toda a família. Em cerca de meia hora você pode conhecer a foz do Rio Caí, que deságua no mar. A paisagem é marcada pelas falésias emolduradas por coqueiros. Dizem que foi ali que os portugueses pisaram pela primeira vez em solo brasileiro – em dias de pouca nebulosidade, os moradores garantem que dá para avistar o Monte Pascoal. Caminhando pela orla, chega-se à Praia do Tauá, deserta, emoldurada por falésias e coqueirais.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
 

Ponta do Moreira

Do alto da falésia, a vista é de tirar o fôlego. O mar azul aponta lá embaixo, quase sem ondas, cercado por uma faixa de areia e um punhado de coqueiros. Não há lanchonetes, ambulantes, nem mesmo um banhista sequer. A praia é toda de quem se arrisca a chegar neste cantinho isolado do litoral baiano. Apesar de estar a apenas 8 quilômetros de Cumuru, a Ponta do Moreira é uma das praias mais difíceis de serem acessadas na região. Preste atenção nas (poucas) placas e, em caso de dúvida, peça informação aos moradores pelo caminho.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
 

Praia do Imbassuaba

Pertinho da Ponta do Moreira, a Praia do Imbassuaba tem uma espécie de "bônus": um rio que serpenteia pela areia branquinha da praia. Além de tirar belas fotos, você vai poder revezar entre banhos de água doce e salgada. Pura diversão.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
 

Japara Grande

Localizada ao sul da vila, a Japara Grande tem um mar mais agitado. Se você não é um expert em esportes como o surfe, melhor abrir mão do banho de mar e aproveitar a deixa para dar um mergulho no Rio Japara Grande, bem ali ao lado.

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.