Na pista, na neve dos Estados Unidos

Estações são perfeitas para praticar esqui e snowboard e aproveitar o clima dos vilarejos

NATHALIA MOLINA, ESPECIAL PARA O ESTADO, O Estado de S.Paulo

29 Setembro 2011 | 03h02

Vilarejos entre montanhas nevadas, lojinhas e restaurantes badalados. Entre as tantas atividades no gelo, dá para praticar esqui e snowboard ou até pilotar uma moto de neve. O inverno dos Estados Unidos oferece opções para quem gosta de esportes ou simplesmente quer experimentar o clima de alguns dos mais famosos centros de esqui do Hemisfério Norte.

Graças à divulgação constante que promovem no Brasil há quase duas décadas, Aspen e Vail, no Colorado, continuam sendo as mais procuradas por brasileiros, de acordo com as operadoras Interpoint (interpoint.com.br) e Maktour (maktour.com.br), especializadas nesse tipo de viagem. "Mas já vendemos também Steamboat, Telluride, Heavenly e Northstar", diz Heloisa Levy, diretora da Interpoint.

Todas essas estações estão entre as 14 que fazem parte do AA SkiClub (aaskiclub.com.br), criado pela American Airlines para promover os destinos de neve no país. O programa, que levou 18 mil brasileiros às estações americanas no inverno passado, completa dez anos de existência no Brasil.

À venda em nove operadoras especializadas, os pacotes são para centros de esqui nos Estados de Utah, Colorado, Wyoming e Califórnia. Com parte aérea pela American, custam desde US$ 3.119 por pessoa em quarto duplo, com sete noites de hotel, seis dias de ski-lift, uma semana de aluguel de carro e assistência de viagem. A temporada começa em 4 de novembro, com a abertura de Keystone, no Colorado.

Aspen é famosa pelo après-ski, atividades além das pistas, como restaurantes, bares e casas noturnas. Fundada em 1940, está ligada a Snowmass desde 1967 - informações em aspensnowmass.com. Há duas temporadas começou em Snowmass uma reformulação, que já rendeu ao vilarejo novos hotéis, restaurantes e lojas.

Distantes pouco mais de 20 quilômetros, Aspen e Snowmass formam um destino único com quatro montanhas de perfis diferentes: Aspen Mountain, Highlands, Buttermilk e Snowmass. Por exemplo, enquanto Snowmass é indicada para crianças, Buttermilk é território de snowboard e sede do ESPN Winter X Games.

Grande conjunto. Vail ostenta a maior área esquiável dos Estados Unidos. São mais de 2 mil hectares, com 32 meios de elevação e 193 pistas, sendo 53% para esquiadores de nível avançado e experts. A apenas 20 quilômetros de Vail, Beaver Creek é procurada pelas atividades para a garotada, como passeios de trenó e patinação no gelo.

Além das duas, no Colorado, o grupo Vail Resorts (snowusa.com) tem Breckenridge e Keystone. As estações ficam a cerca de 60 quilômetros de Vail. Distantes, já na divisa entre Califórnia e Nevada, o grupo possui ainda Heavenly e Northstar.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.