Na Suíça, menos é mais

Fazendo fronteira com França, Itália, Alemanha e Áustria, a Suíça é uma tentação no caminho de quem planeja viagens pela Europa. Engana-se, contudo, quem acha que o país pode ser esquadrinhado pá-pum. Se você tem dois ou três dias, recomendo que fique em Lucerna, que resume a Suíça: oferece passeios no lago, tem dois montes próximas para visitar (o Titlis, com neve eterna, e o Pilatus, combinado com passeio de barco) e permite um bate-volta fácil a Berna, tesouro medieval suíço, a 1 hora de trem. Tendo cinco dias, passe dois ou três numa estação alpina: escolha entre Interlaken e Zermatt. Com uma semana, acrescente dois dias numa cidade de língua francesa (recomendo Lausanne) ou italiana (Lugano). Tempere sua viagem com um trem panorâmico; indo ou vindo da Itália, o Bernina Express é imbatível.

RICARDO FREIRE, O Estado de S.Paulo

12 Março 2013 | 02h12

* Acompanhe o caminho do colunista em viajenaviagem.com.

 

Qual é a melhor época para visitar o Cânion do Xingó, no Rio São Francisco, na divisa entre Alagoas e Sergipe? (Anna Maria, São Paulo)

Em agosto cessam as chuvas típicas do inverno e o cânion deve estar com níveis altos de água. Mas mesmo no verão não chega a ficar seco. A época mais interessante em Sergipe são as festas juninas: fique três dias em Aracaju, faça um bate-volta a Estância para ver os barcos de fogo e termine com dois ou três dias em Canindé de São Francisco ou Piranhas, no lado alagoano.

Queremos passar 23 dias na Europa em outubro. Pensamos em Paris, Vale do Loire, Londres e Praga. Algo mais? (Ronald, São Paulo)

Voe do Brasil a Viena, passe três dias na cidade. Pegue um trem para Praga, passe outros três. Voe a Londres, para uma estada de uma semana. De lá pegue o Eurostar a Paris; alugue um carro com GPS e vá para o Loire, para três dias baseado num château (sugiro o 7tours.com, que é charmoso e em conta). Termine com uma semana em Paris; voe de volta ao Brasil de lá.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.