PUBLICIDADE

No ritmo da muiñeira

Bar reúne grupos folclóricos que se apresentam ao vivo para locais e turistas

Por João Paulo Carvalho
Atualização:
As batidas rápidas e dançantes fazem com o que o ritmo típico galego ganhe adeptos de todas as idades Foto: Miguel Vidal/REUTERS

Nada em Coruña é mais tradicional do que a muiñeira. A música típica galega tem o pandeiro e a gaita como principais instrumentos. As batidas rápidas e dançantes fazem com o que o ritmo ganhe adeptos de todas as idades. Não se sabe ao certo quando a muiñeira foi criada.  Não se sabe ao certo quando a muiñeira foi criada. Há muitas histórias sobre a dança, mas os primeiros registros documentais são do século 18. Homens e mulheres que trabalhavammoendo trigo e milho nos camposaproveitavam o tempo livre para cantar e dançar ao redor dos moinhos.

PUBLICIDADE

Em Coruña, o mais popular e conhecido reduto da muiñeira é o bar A Repichoca (Rua Orillamar, 13). De quinta a sábado, o lugar conta com dezenas de grupos galegos. Além de apresentações ao vivo, os mais desinibidos podem arriscar  passos da dança ou mesmo aprender acordes da gaita galega.

Sempre na última sexta-feira do mês são realizados concursos para escolher a melhor banda de muiñeira. Bandeiras galegas decoram o bar de ponta a ponta e um clima descontraído toma conta do local nas noites de verão. Na página do Facebook do bar é possível assistir a algumas dessas apresentações.

Se você é daqueles que gostam de aprender novos idiomas ou ao menos algumas palavras ou expressões para saludar os moradores, A Repichoca é o lugar perfeito para isso. É bem comum ver jovens falando galego entre eles sem se preocupar muito se o interlocutor responde em castelhano ou em português.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.