No Sul, a boa e velha dobradinha continua imbatível

Aos amantes do "abaixo de zero" - ou quem torce para nevar -, a Serra Gaúcha sai na frente. Cidades como Gramado, Canela e Caxias do Sul recebem mais de 2 milhões de turistas na alta temporada - e ainda têm a vantagem de estar próximas dos roteiros para as vinícolas de Bento Gonçalves.

O Estado de S.Paulo

23 Maio 2013 | 02h14

Gramado, sozinha, responde por um afluxo de 1,5 milhão de visitantes. A charmosa cidade é palco de festivais de música e de cinema no inverno.

O festival de cinema (festivaldegramado.net/2013) ocorre em agosto e reúne atores, diretores e artistas brasileiros em mostras públicas de filmes ainda inéditos.

A vizinha e pacata Canela, a 141 quilômetros de Porto Alegre, reserva atrações para a família inteira curtir o frio da serra, muitas vezes com temperatura a -5°C. Além de clássicos como a Cascata do Caracol, queda d'água ícone do Rio Grande do Sul, e a Matriz de Nossa Senhora de Lourdes, conhecida como Catedral de Pedra, a gastronomia germano-italiana é das melhores da região Sul.

Também em junho, Canela promove o Festival Internacional de Teatro de Bonecos (bonecoscanela.com.br). E mais: a cidade tem ainda o primeiro parque temático de gelo da América Latina, o Mundo Gelado (parquemundogelado.com.br), inaugurado recentemente, perto do famoso Castelinho Caracol. / O.F.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.