Noite de nobreza (e preço acessível) em uma propriedade medieval

Seja qual for a ideia que você tem de um bed & breakfast - ou cama e café -, ela vai mudar depois de uma noite muito bem dormida no Château de Lissac (chateaudelissac.com). Sim, existe um B&B, no sentido literal deste conceito de hospedagem, instalado em um castelo medieval francês, mais precisamente do século 15, na pequena vila de Lissac, a 45 minutos do centro de Limoges.

LISSAC, O Estado de S.Paulo

29 Novembro 2011 | 03h09

Instalado sobre uma colina verde, às margens de um imenso lago, a propriedade quase isolada impressiona logo de cara. Vista do lado de fora, apresenta esta atmosfera bucólica clássica, que remete aos contos de cavalaria da Idade Média guardadas lá no fundo da memória, que encanta os olhos.

Lá dentro, a história é outra. Apesar das dimensões típicas de um castelo, paredes grossas, portas grandiosas e escadas de pedra circulares, é a decoração que deixa o visitante boquiaberto. Tudo extremamente contemporâneo, da mobília aos enfeites em cima das mesinhas da sala.

Cada quarto - são apenas cinco, premissa básica para receber a classificação de bed & breakfast, e com diárias acessíveis que começam em 110 o casal - segue uma linha, com destaque para uma cor específica e usando materiais distintos.

Tons clássicos e madeira predominam na cozinha, que tem apenas uma grande mesa retangular no centro e todos os utensílios - por sinal de muito bom gosto - dispostos ao alcance dos hóspedes. O costume é que todos façam as refeições juntos, também na companhia do casal proprietário - afinal, trata-se de outro hábito tradicional dos legítimos B&B mundo afora.

Logo ao lado, as paredes da sala de estar exibem os mais sofisticados papéis de parede, além de uma enorme lareira, compondo um ambiente digno de revista de decoração. É ali, no conforto dos sofás e entre livros de fotografias da região, que os hóspedes passam parte do tempo livre.

Ar livre. Melhor se for durante a primavera, para curtir o vasto jardim do castelo em suas cores mais vivas. Mas um solzinho lá fora já é suficiente para dar aquela vontade irresistível de se esticar em uma espreguiçadeira no gramado. Ou, por que não, abrir mão do café da manhã indoors e começar o dia saboreando um croissant com chocolate quente diante daquela paisagem inspiradora? No Château de Lissac, fique à vontade para escolher. Afinal, a ordem é sentir-se em casa. / B.T.

Construído no século 15, Château de Lissac

tem clima de conto

de fadas e diárias que

começam em 110

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.