O destino que você escolheu: João Pessoa, na Paraíba

Na Batalha de Destinos da semana, nossos seguidores no Instagram (@viagemestadao) escolheram a capital paraibana, num roteiro de carro, com lugares para contemplação, vida noturna tranquila e bate-volta

PUBLICIDADE

Por Bruna Toni
Atualização:
Piscinanaturaldo Seixas, que parte da Praia da Penha Foto: Hélvio Romero/Estadão

João Pessoa e Natal foram dois dos lugares mais pedidos por nossos seguidores no Instagram para a Batalha de Destinos. Decidimos colocar as duas capitais nordestinas para duelar e a grande vencedora foi João Pessoa, com 62% dos votos. O roteiro escolhido foi: de carro (62%); com lugares para contemplação (60%); dicas de vida noturna mais tranquila (69%); e incluindo bate-voltas (59%). COMO FUNCIONA A BATALHA DE DESTINOS Toda quarta-feira, o Viagem lança uma nova disputa de destinos nos stories do Instagram. Além do lugar, você ainda pode votar no tipo de roteiro que quer fazer. O resultado pauta a nossa reportagem da semana, publicada toda sexta-feira - confira no fim desta página outros destinos que venceram. Para participar e sugerir destinos para a batalha, siga o Viagem no @viagemestadao e participe. A seguir, as dicas para curtir João Pessoa - e arredores - de acordo com o roteiro escolhido. Se quiser mais dicas, confira ainda nossa reportagem do início deste mês sobre a Paraíba, com sugestões de passeios para diferentes perfis (clique aqui).QUANDO IR A época ideal para ir a João Pessoa é entre dezembro e março, quando o mar está no tom mais cobiçado por nós: aquele esverdeado, que faz jus, de certa forma, ao apelido que alguns pessoenses dão à sua capital: "Caribe brasileiro". DE CARRO É preciso alugar carro para andar em João Pessoa? Não. Para fazer os passeios, é possível ir de bugue, receptivo ou táxi. Mas claro que estar com um carro à disposição facilita o deslocamento até as praias do norte e do sul da capital paraibana e também aos municípios próximos, como Conde e Cabedelo - são tão próximos que nem dá para perceber o ultrapassar dos limites entre eles. A diária do aluguel de um veículo no aeroporto da cidade sai a partir de R$ 60, em média.  

Nossa Sra. do Carmo é uma das igrejas que valem a visita no centro histórico Foto: Hélvio Romero/Estadão
Mercado Central de João Pessoa tem três galpões com produtos diversos Foto: Hélvio Romero/Estadão
Ponta do Seixas vista do alto Foto: Hélvio Romero/Estadão

LITORAL SUL O passeio clássico é com receptivo ou de bugue: leva cerca de 8 horas, faz paradas em cartões-postais e reserva boas emoções. Mas, se estiver de carro, siga este roteiro em direção ao município de Conde - e certifique-se que seu veículo dará conta de atravessar os trechos de terra (estar num 4x4 é o ideal).Barra do Gramame - Como escreveu o repórter Eduardo Vessoni na reportagem sobre a Paraíba publicada no Viagem no início deste mês, a Barra do Gramame é a “Paraíba sem frescura”. Isso porque tudo ali é simples e familiar. As águas são mais agitadas, mas o local vale a pena pelo visual que inclui falésias alaranjadas e o encontro do rio com o mar - para quem está de carro e pode ficar o tempo que quiser, há passeios fluviais, passeios de caiaque e stand up paddle.   Praia do Amor - Se todo lugar tem o ponto perfeito para fotos em casal, o mais clássico da Paraíba é a Praia do Amor. Reza a lenda que se duas pessoas passarem juntas embaixo do arco de arenito em formato de coração que há por ali, o amor durará para sempre ou surgirá em breve.   

Na Praia do Coqueirinho, o Castelo da Princesa, formação geológica decorrente da erosão Foto: Hélvio Romero/Estadão
Apresentação do Jurandy do Sax na Praia do Jacaré Foto: Hélvio Romero/Estadão
Praia de Boa Viagem, a mais famosa do Recife Foto: Herton Escobar/Estadão

PUBLICIDADE

BATE-VOLTAS Quando estive em João Pessoa, aproveitei para ir, de ônibus, até Pipa (Rio Grande do Norte). São cerca de 2 horas e meia. Outra possibilidade é ir até Recife e Olinda, em Pernambuco, distante 2 horas de carro. Recptivos como a Luck oferecem estes passeios, o que pode compensar caso você queira dar um tempo do volante e também porque ficaria menos cansativo. Outra possibilidade é fazer o que eu fiz e ir de ônibus - no caso de Pipa, você economiza tempo se descer no meio do caminho e seguir de táxi a partir da cidade de Goianinha. Mas nossa sugestão é aproveitar justamente o aluguel do veículo para ir a estes destinos e pernoitar. Pipa merece uma noite ao menos e Recife, duas, incluindo a ida até Olinda.   

MAIS DICAS DA BATALHA DE DESTINOS+ Vancouver: acompanhado, com passeios culturais e comendo em lugares descolados+ São Thomé das Letras: num fim de semana, com crianças e no inverno

+ Londres, no inverno, com passeios alternativos e ao ar livre e comida de rua

+ Maragogi, sem crianças, de carro, com hospedagem em pousada e esticada até Maceió

Santiago, em casal, no inverno, lugares ao ar livre, bate-voltas e hospedagem em hotel

Publicidade

São Miguel dos Milagres, com carro alugado, esticada, atrações relax e com emoção

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.