O melhor de tudo

Encravada na Cordilheira dos Andes, a cerca de 100 quilômetros de San Pedro, está uma das atrações mais icônicas do Atacama. Cerca de 500 vãos e falhas geológicas fazem o solo expelir colunas de fumaça branca de até 10 metros de altura (e 85 graus de temperatura) no campo de gêiseres El Tatio. Um espetáculo deslumbrante que requer disposição e algum sacrifício para ser admirado.

O Estado de S.Paulo

14 Fevereiro 2012 | 03h08

Você já deve ter lido por aí: o passeio começa cedo. É preciso acordar por volta das 5 horas e se agasalhar muito bem. Durante a minha visita, a temperatura era de 7 graus negativos - mas pode chegar a 30 graus negativos.

Madrugar ajuda a aproveitar melhor as cores do lugar, que variam de tons de cinza, na semiescuridão, ao contraste deslumbrante do azul do céu com as montanhas, depois que o sol nasce. Além disso, os gêiseres entram em atividade mais intensa assim que o sol pula no horizonte. As explosões que resultam no fumacê ocorrem pelo contato de lençóis subterrâneos de água com rochas incandescentes. São muitas a cada minuto. Trabalho de sobra para a máquina fotográfica.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.