Evandro Assis/Osterfest
Evandro Assis/Osterfest

Osterfest, a Páscoa alemã de Pomerode

Festa em Santa Catarina tem dois destaques de sua decoração no Livro dos Recordes; em 2020, maior ovo enfeitado do mundo ganha arte de Romero Britto

Nathalia Molina, especial para o Estado

13 de março de 2020 | 17h00

A festa da Páscoa de Pomedore preserva as tradições levadas por imigrantes alemães para a cidade de Santa Catarina, a 165 km de Florianópolis. Uma delas é a Osterbaum, árvore enfeitada com casquinhas de ovos pintadas (neste ano, são cinco cores). Em Pomerode, são usadas cerca de 100 mil casquinhas, resultando na maior Osterbaum do mundo, registro que entrou para o Guinness Book em 2017.

No ano passado, outro símbolo do evento catarinense também foi parar no Livro dos Recordes. Com 15,02 m de altura e 8,72 m de diâmetro, o gigante ovo ganha decoração a cada ano. Em 2020, Romero Britto cedeu uma arte sua para estampar esse destaque da Osterfest.

O evento gratuito começou na quinta-feira (12) e segue até o domingo de Páscoa, em 12 de abril – sempre de quinta a domingo, das 10 às 20 horas. A organização espera receber 250 mil pessoas durante a Osterfest. 

Há exposição de ovos pintados à mão na Associação Pomerodense de Artistas Plásticos e artesanato com referências à Páscoa no Ostermarkt, o mercado de Páscoa. Um buffet típico inclui delícias da culinária alemã, além de chopes artesanais do Vale Europeu.

Empresas locais têm espaços na festa nos quais vendem seus produtos. Na Casa de Doces Mueller, produtos artesanais e biscoits confeitados, uma tradição de Pomerode. A Nugali Chocolates oferece diversas opções de chocolate, incluindo sem lactose. Para os fãs de chocolate, aliás, vale anotar uma novidade para seguir no clima doce depois da Páscoa: a Nugali Chocolates, com sede na cidade catarinense, planeja abrir visitação à sua fábrica a partir de maio (preço ainda a ser definido). A ideia é mostrar o caminho inteiro da indústria, do pequeno produtor às barras ou trufas da empresa.

Quem for conferir a festa de Pomerode pode aproveitar ainda promoções feitas pela indústria local na época do evento, em itens como porcelana, cristais, roupas, brinquedos e produtos alimentícios. Confira a programação do evento em avipomerode.com.br/osterfest.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.