Outubro em diante: o momento do Nordeste

No fim de agosto, a tempestade tropical Isaac trouxe mar revolto e três dias de tempo ruim a Punta Cana - mas só tocou o solo no vizinho Haiti, vindo a transformar-se em furacão a caminho dos Estados Unidos. Até novembro, a possibilidade de pegar um furacão durante as suas férias no Caribe é pequena, mas existe. Mesmo as ilhas fora da passagem de furacões, como Aruba e Curaçau, experimentam a partir de outubro sua (moderadíssima) estação chuvosa.

Ricardo Freire, O Estado de S.Paulo

11 Setembro 2012 | 03h08

Em contrapartida, outubro, novembro e dezembro têm tempo firme em todo o Nordeste, do norte da Bahia ao Maranhão. (O sul da Bahia está sujeito às frentes frias mais fortes do Sudeste.) Para quem quer garantia de praia todos os dias, é o destino mais seguro do último trimestre. Evite os feriados e você encontrará bons preços.

Pensamos em passar por Paris mas estamos receosos porque os franceses se recusam a falar inglês. É verdade? (Renato, São Paulo)

O idioma da França é o francês e, de fato, os mais velhos têm dificuldade (e alguma implicância) com o inglês. Mas os parisienses não mordem e serão gentilíssimos, desde que você responda ao "Bonjour, monsieur!" dos atendentes com outro "Bonjour" e pergunte antes de sair falando inglês: "S'il vous plaît, parlez-vous anglais?" (Sivuplé, parlevu onglé?).

Período sabático: queremos viajar 8 meses pelo mundo, mas sem destinos exóticos. Temos US$ 5 mil por mês. Sugestões? (Gatti, São Paulo)

Essa verba seria nababesca nos destinos que vocês não pretendem visitar, mas é apertada no Primeiro Mundo. Dá para alugar apartamento em capitais (por uma ou duas semanas) e então escolher uma região do país para percorrer por uma semana, ficando em hotéis. Uma passagem RTW (volta ao mundo) custa pouco mais de US$ 4 mil e permite 15 trechos.

* Acompanhe o caminho do colunista em viajenaviagem.com.

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.