Para fugir do frio e da chuva

O inverno resolveu chegar de verdade - e com ele vem aquela vontade de escapar para algum lugar quentinho e seco. Caso você esteja considerando uma viagem de impulso para a praia, pense alto: o verão já chegou no topo do mapa do Brasil. Agosto é um mês excelente para ir ao litoral do Ceará e do Piauí e também para aproveitar o verão amazônico. Os Lençóis Maranhenses, infelizmente, estão fora do cardápio este ano, porque choveu pouco no primeiro semestre e as lagoas estão secas. É uma boa época também para ir a Fernando de Noronha. No Caribe, agosto marca o início da temporada dos furacões - mas Aruba, Curaçau, Barbados e Los Roques estão fora da rota de passagem. Em toda a região você encontrará boas ofertas de última hora, graças à crise na Europa e nos Estados Unidos.

Ricardo Freire, O Estado de S.Paulo

24 Julho 2012 | 06h56

* Acompanhe o caminho do colunista em viajenaviagem.com

Viaje na pergunta

Tenho uma semana para estar em Roma em outubro. Onde mais posso ir nos arredores? (Concheta, São Paulo)

Outubro é uma boa época para visitar Roma porque a temperatura estará agradável e o chuvisqueiro de novembro não terá começado. Saia um dia cedinho para Nápoles e continue a Pompeia pelo trem suburbano Circumvesuviana. Na volta visite o Museu Arqueológico de Nápoles e coma uma vera pizza na célebre Da Michele, que abre a tarde inteira.

Qual a melhor maneira de ir de Rothenburg ob der Tauber a Nuremberg? Onde posso reservar? (Wilson, São Paulo)

Rothenburg ob der Tauber é o ícone da Rota Romântica. Nuremberg (Nürnberg, em alemão), além da arquitetura, é famosa pelas suas salsichas e seu zoológico. A viagem leva entre 1h20 e 1h50, dependendo do horário, e envolve sempre uma combinação de trens ou de trem com ônibus. A tarifa é de 18. Não é preciso reservar com antecedência.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.