Felipe Mortara/Estadão
Felipe Mortara/Estadão

Para mergulhar na Flip e nos outros encantos da região

O cenário verde e úmido ao redor da Festa Literária Internacional de Paraty, a famosa Flip, em tudo contrasta com a aridez do sertão brasileiro descrita em Vidas Secas (1892-1953), obra mais importante de Graciliano Ramos, o escritor homenageado na edição que começa amanhã e vai até domingo, dia 7.

Felipe Mortara / Paraty, O Estado de S.Paulo

02 Julho 2013 | 02h12

É claro que, para quem vai à Flip, os livros, debates e personalidades literárias que se espalham pelas ruas de pedra do centro histórico de Paraty por esses dias são os protagonistas da viagem. Mas você deveria considerar seriamente dedicar algum tempo (que tal aproveitar o feriado paulista do dia 9 e esticar a estadia?) para se afastar por algumas horas do centrinho histórico. Encravada em um dos trechos mais bonitos do litoral do Estado do Rio, a região é repleta de encantos naturais. Nada muito distante. E a boa infraestrutura turística local garante passeios ótimos.

De praia a cachoeira, de ilha a fiorde tropical, de escuna a caminhada, há opções para movimentar o corpo ou apenas relaxar sem muito esforço e longe do burburinho inevitável em torno de personalidades como Gilberto Gil, que faz amanhã o show de abertura da Flip. A seguir, você descobre nossos passeios além-Flip favoritos.

 

Sem ingresso, mas dentro da festa

 

Que as mesas redondas da Flip são concorridas, todos sabem. Mas muitos esquecem que a festa literária é bem maior do que isso. Há eventos paralelos interessantíssimos que dispensam a compra de ingressos. A Flipinha, por exemplo, voltada às crianças, também agrada aos adultos, já que os papos com os autores reúnem gente como André Neves, Ricardo Azevedo, Mariana Massarani, Adriana Calcanhotto e Jean-Claude R. Alphen (programação em flipinha.org.br). Muitos deles também participam da FlipZona, para o público jovem (flipzona.wordpress.com).

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.