Porque é verão, curta a natureza

Cenário típico de verão: enquanto turistas se enfurnam pelos museus e prédios históricos e exploram o centro antigo, os moradores fogem. Aproveitam o sol e o calor, artigos de luxo no Canadá, para curtir refúgios naturais e espaços ao ar livre, próximos ou não dos centros urbanos.

QUEBEC, O Estado de S.Paulo

10 Julho 2012 | 03h06

Com mais de 5 mil animais e uma réplica de savana africana de 30 acres, o Zoológico de Toronto (torontozoo.com; 25 dólares canadenses ou R$ 50) é perfeito para levar crianças. Já as Toronto Islands - ilhas no Lago Ontario, de frente para o skyline da cidade e acessíveis por ferry - têm cabanas de 1920 e áreas de piquenique. Mais: toronto.ca/parks/island.

Outra dica é seguir para o Downsview Park (downsviewpark.ca), nos arredores da cidade. O primeiro parque nacional do Canadá tem uma ampla programação que ganha reforços como cinema noturno ao ar livre nos meses mais quentes.

Saindo de Toronto, em duas horas de trem ou um pouco menos de carro, chega-se a Niagara Falls, cidadezinha onde ficam as famosas Cataratas de Niagara, na fronteira entre Canadá e Estados Unidos.

No caminho mais longo entre Toronto e Ottawa está o Algonquin Park (algonquinpark.on.ca). Trata-se do primeiro parque da província de Ontário, que tem como destaque o Lago Opeongo, ótimo para acampamento e canoagem. Pode-se ainda observar pássaros e animais e curtir a história na velha estação de trens e barcos de Muskoka.

Já na porção francesa do país, em Quebec, você pode fazer longos passeios pelo Terrasse Dufferi, ao longo do Lago St. Lawrence. Outra dica é visitar a Île d'Orleans, a 15 quilômetros da capital da província. Uma opção de agroturismo, para quem gosta de provar de morangos da fazenda a variações diversas de licor de cassis (a dica é o Monna&Filles, em Saint-Pierre). A ilha conta com campings e chalés, jardins, clube de golfe, galerias de arte e artesanato ao gosto do freguês. E pode ser explorada, entre outras opções, de bicicleta. Para planejar a melhor rota, acesse: iledorleans.com. / C.V.

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.