Porto: os melhores bate-voltas de trem

Chego por Lisboa e já vou para o Porto, de trem. Fico 6 dias por lá. Quero fazer bate-voltas de trem a Braga, Guimarães, Viana do Castelo e Santiago de Compostela. Depois vou a Paris para mais 5 dias. O que acha? (Antonio, São Paulo)

RICARDO , FREIRE, O Estado de S.Paulo

13 Agosto 2013 | 02h16

Caso ainda não tenha comprado a passagem aérea, o ideal é emitir a ida de São Paulo ao Porto, com volta de Paris a São Paulo.

Não é fácil coordenar a chegada de um voo com a partida de um trem: você se arrisca a perder o trem (e a passagem) caso o voo atrase; e se planejar um intervalo muito grande entre os dois trechos, pode desperdiçar seu primeiro dia de viagem num chá de banco na estação ferroviária.

Da mesma forma, não se deve fazer conexão entre voos não vinculados na volta. Caso o trecho Paris-Lisboa não esteja incluído na sua passagem transatlântica, durma na véspera da viagem de volta em Lisboa.

Cuidado para não programar bate-voltas demais para a sua estada no Porto. A cidade requer pelo menos dois dias inteiros (o primeiro não conta) para que se visite o básico do básico (uma cave em Vila Nova de Gaia, o bairro histórico da Ribeira, a Fundação Serralves, a Casa da Música, o Café Majestic, a Foz do Douro).

A vantagem da estratégia de bate-voltas é que sua viagem não precisa ficar engessada: você pode decidir na hora, depois de dar a base (o Porto, no seu caso) por visitada.

Talvez você precise escolher entre Braga (com sua Sé antiquíssima, a 1 hora de trem) e Guimarães (com seu castelo que deu origem a Portugal, também a 1 hora). Viana do Castelo, a 2 horas de trem (com baldeação) valeria mais como um pit stop de carro numa viagem a Santiago de Compostela. A vista da Pousada de Santa Luzia é um deslumbre, mas a relação perrengue x benefício do bate-volta de trem talvez não compense.

No lugar de Viana, sugiro um passeio de barco pela região vinhateira do Douro. Você pega um trem cedinho a Régua (2h30 de viagem) e lá contrata um passeio de barco, com almoço.

Caso você vá a Santiago de Compostela, recomendo ao menos um pernoite. Não há trens diretos; o melhor é ir de ônibus (compre em internorte.pt). A viagem leva 3h30. De Santiago você pode voar a Paris com a low-cost Vueling (leve uma mala pequena, ou vai pagar de excesso de bagagem mais do que o valor da passagem).

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.