Adriana Moreira/Estadão
Adriana Moreira/Estadão

Próxima parada

Sempre que viajo de carro me imagino como protagonista de meu próprio road movie. Um roteiro aberto, que começa com a paisagem correndo pela janela, enquanto ouço a trilha sonora que, daqui em diante, sempre trará de volta a memória da viagem.

ADRIANA MOREIRA / RECIFE, O Estado de S.Paulo

06 Novembro 2012 | 02h11

Diferentemente do que ocorre em outros países, não temos muita tradição em percorrer o Brasil de carro. Estradas em péssimas condições (ou em ótima condição, mas com pedágios exorbitantes) e pouca estrutura no caminho desestimulam os viajantes a percorrer longas distâncias. Mas, mesmo sem ter espírito aventureiro, é possível desbravar trechos curtos, onde lindas paisagens e boa infraestrutura turística se misturam.

Recife é um desses bons pontos de partida, tanto para o norte, cruzando a Paraíba rumo a João Pessoa, quando ao sul, rumo à alagoana Maceió - por onde vamos seguir nesta reportagem, com a primeira parada em Porto de Galinhas. A saída do Aeroporto de Guararapes pela BR-101, normalmente difícil em razão do tráfego em sentido a Suape, está em obras, dando ao trecho inicial uma péssima primeira impressão. Mas a estrada, de modo geral, não é ruim. E, do lado alagoano, corre boa parte do tempo à beira-mar.

Além da vista de arrasar, há outros motivos para apostar nesse itinerário. Um farto cardápio de restaurantes, passeios e, principalmente, hotéis, está à sua disposição. Você quer se hospedar em um resort all-inclusive, sem se preocupar com bebida e com opções variadas de lazer? Sim, é possível. Prefere pousadinhas intimistas, fora dos grandes centros? Também é. Ou, ainda, pode misturar as duas opções. Por que não?

Afinal, você é o responsável por, literalmente, dirigir essa produção. Dá para parar quantas vezes quiser, fazer mais uma visita àquela praia incrível... E, como eu, se imaginar no próprio road movie.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.