Divulgação
Divulgação

Quarto que derrete no calor

A experiência. O pequeno avião aterrissa na pista menor ainda do Aeroporto de Kiruna, no extremo norte da Suécia. Há duas maneiras de chegar ao Ice Hotel, todo feito de gelo, no vilarejo vizinho de Jukkasjärvi: de carro ou em um trenó puxado por doze cachorros. Escolho os huskies. Em que outra situação eu poderia viver meu momento de Papai Noel?

Olívia Fraga, O Estado de S.Paulo

16 Junho 2009 | 02h35

No caminho passamos no meio do Rio Torne, que no verão abastece o vilarejo de peixes e solidifica completamente entre outubro e março. Dele saem blocos de gelo para construir os iglus do hotel.

Perto da meia-noite, depois de ter visto uma tímida aurora boreal, beber vodca e conferir o termômetro - zero grau - fui enfrentar meu iglu. No banheiro coletivo, vesti uma malha leve e, por cima dela, o macacão fornecido pelo hotel. Sobre a cama de gelo havia uma pele de rena e meu saco de dormir.

A temperatura durante a noite foi de 11 graus negativos. Mas, uma vez coberto, você dorme feito criança. No dia seguinte, um funcionário do hotel desperta o hóspede às 8 horas trazendo um copo de chá de frutas vermelhas e a saudação: "Bom dia, você sobreviveu!"

 

Veja também:

linkRoteiros em branco e azul

linkHIMALAIA - Everest visto de frente

linkNORUEGA - Miniveneza entre os fiordes

linkCANADÁ - Show de cores

linkALASCA - Um verão repleto de blocos de gelo

linkCHILE E ARGENTINA - Na Patagônia selvagem

linkANTÁRTIDA - Entre icebergs e pinguins

As atrações. Parte da estrutura do Ice Hotel é fixa, de madeira, como a recepção, a loja de souvenirs, alguns quartos e o restaurante, que serve uma variedade incrível de patês de peixe. A primeira versão foi construída em 1989. Desde então, os 60 quartos de gelo são refeitos anualmente. E o hotel tem ampla programação de passeios de aventura.

A vodca Absolut criou ali um bar construído com uma mistura de neve e gelo, o que torna os blocos resistentes e atrasa o derretimento.

Melhor época. A próxima temporada de inverno do Ice Hotel será entre 10 de dezembro e 18 de abril de 2010.

Quanto custa. Diária a partir de 1.250 coroas suecas (R$ 315) por pessoa, em quarto duplo. Informações: http://www.icehotel.com/

Mais conteúdo sobre:
Viagem Suécia

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.